Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância

Autores

  • Daniel Trento do Nascimento Universidade Aberta do Brasil

Palavras-chave:

Ensino a distância, responsabilidade social. Terceiro Setor.

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no curso de graduação a distância em Administração promovido pela Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Além disso, como a disciplina trata de responsabilidade social e Terceiro Setor, foi possível fazer com que a atividade prática tivesse um caráter ético, responsável e fi lantrópico promovendo a interação entre alunos e organizações do Terceiro Setor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Trento do Nascimento, Universidade Aberta do Brasil

Professor doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e mestre em Administração (UFSC), do curso de graduação em Administração a distância da UnB em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Referências

DRUCKER, Peter. Managing the non-profit organization: practices and principles. New York: Harper Collins, 1990.
FACE. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2006.
FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
GOMES, Carmenisia J. A.; LOPES, Ruth G. F. Gestão de Sistemas de Educação a Distância ”“ a teoria e a prática no contexto de um programa de formação de especialistas em ambiente internet. Disponível em http://www.escoladegestores.inep.gov.br/downloads/artigos/gestao_sistemas/gestao_sistemas.pdf Acesso em 05/05/2009.
MARIN, Longinos; RUIZ, Salvador; RUBIO, Alicia. The Role of Identity Salience in the Effects of Corporate Social Responsibility on Consumer Behavior. Journal of Business Ethics. Ed. 84, p. 65-78, Springer Netherlands, 2009.
MATIAS-PEREIRA, José. Construção de um Projeto Pedagógico para o Curso de Graduação em Administração a Distância. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2005.
NASCIMENTO, Daniel T. Informações sobre Seminário Temático: Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor. Material explicativo sobre diagnóstico, análise e intervenção em uma organização do Terceiro Setor. Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2008.
OLIVEIRA, Sheila C. Encontros presenciais: uma ferramenta EAD? CINTED-UFRGS ”“ Novas Tecnologias na Educação. Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/3hSheila.pdf Acesso
em 12/08/2009.
PIAGET, Jean. Experiments in Contradiction. Chicago: University of Chicago Press, 1974.
ROBERT, Yin K. Case Study Research: design and methods. 3. ed., Sage Publications: Delhi, 2003.
SCHORÖDER, Christine S. Educação a distância e mudança organizacional na Escola de Administração da UFRGS: uma teoria substantiva. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação
em Administração. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
SERPA, Daniela A. F.; FOURNEAU, Lucelena F. Responsabilidade Social Corporativa: uma Investigação Sobre a Percepção do Consumidor. RAC. v. 11, n. 3, jul./set. p. 83-103, 2007.
SHAW, William H. Marxism, Business Ethics, and Corporate Social Responsibility. Journal of Business Ethics. Ed. 84, p. 565-576, Springer Netherlands, 2009.
SMITH, Craig. The new corporate philanthropy. Harvard Business Review. Ed. 72(3), p. 105-116. HBR, 1994.
SOUZA, Washington. Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor (Apostila do Curso). Brasília: CEAD/FACE/UnB, 2008.
UAB. Sobre a UAB. <http://www.uab.capes.gov.br>, acesso em 01/05/2009.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

NASCIMENTO, Daniel Trento do. Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância. Participação, [S. l.], n. 15, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24486. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico