O frontispício de Salvador e seu impacto na paisagem urbana da cidade no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12046Palabras clave:
Salvador, Cidade Baixa, Frontispício, Paisagem e cenografia urbanaResumen
Muitos foram os elementos que contribuíram para configurar a paisagem urbana de Salvador,bem como marcaram o desenvolvimento da sua cenografia urbana até finais do século XIX. A conjunção de alguns fatores que conformarama imagem da cidade promoveria um equilíbrio plástico coerente que caracterizaria os panorama surbanos desfrutados da Baía de Todos os Santos. Entre os elementos de maior relevânciana constituição da paisagem da primeira capital brasileira, se destacam as vistas da encosta de Salvador (o frontispício da cidade) tomadas do mar ou da Cidade Baixa. O visitante que adentrava a Baía de Todos os Santos e desembarcava emseu núcleo central pelo porto, podia se deleitar com o surgimento da área densamente habitada através da aparição do imponente frontispício, tendo seu ponto culminante na altura do Forte de São Marcelo ”“ alguns quilômetros após a idílica experiência de vislumbrar as fortificações que marcavam a entrada da baía. Na parte baixa, osdiversos cais ”“ com destaque para os conjuntosde arquitetura regular do Cais da Farinha e doCais das Amarras, bem como a sequência de edificações do Cais Dourado (mais à frente) ”“contrastavam com a massa verde da encosta do núcleo central, por sua vez coroada pela movimentada linha horizontal formada pelos fundos irregulares das construções encravadas no altoda falésia. Em meio a este panorama destacava-se, na parte superior do frontispício, a antiga Catedral da Sé com sua fachada monumental voltada para o mar, como a principal protagonista de um cenário que reafirmava o papel dacidade como símbolo privilegiado do poder da fé. Outros edifícios religiosos também apareceriam”“ ao menos parcialmente ”“, com suas torres voltadas de frente ou de costas para a baía, não ameaçando, contudo, a presença hegemônica da antiga catedral assentada no ponto médio do trecho mais densamente edificado.
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