Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A folha de identificação de autores foi preenchida.

Diretrizes para Autores

As diretrizes para os autores, incluindo o layout dos textos, estão disponíveis no arquivo do link: Template Paranoá. Também é necessário preencher a folha de identificação de autores.

A Revista Paranoá publica trabalhos originais dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, distribuídas em três seções:

  •  Projeto e Planejamento;
  • Teoria, História e Crítica;
  • Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade.

A revista aceita artigos em Português, Inglês e Espanhol, nas seguintes categorias:

  1. Artigos Científicos: Investigações baseadas em dados empíricos utilizando metodologia científica, destinadas a divulgar resultados inéditos.
  2. Artigos Acadêmicos: Revisão de literatura, notas sobre temas e discussões da atualidade, posição acadêmica ou ponto de vista.
  3. Resenhas: Apresentação e análise crítica de livro publicado na área há, no máximo, 1 ano anterior a submissão.
  4. Traduções: Inéditas de textos relevantes para a área. As traduções devem contar com a autorização de publicação de autores e editora onde o trabalho foi originalmente publicado.
  5. Entrevistas: Transcrições de entrevistas inéditas com pesquisadoras (es) e pensadoras (es) de relevância para a área de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

Serão publicados os trabalhos inéditos que na avaliação do Conselho Técnico-Científico contribuam, direta e indiretamente, para a reflexão e o debate na área de arquitetura e urbanismo.

A Paranoá não cobra quaisquer taxas sobre submissão, processamento e disponibilização dos artigos. O processo é inteiramente gratuito e conta com a participação voluntária de pesquisadores do Brasil e do Exterior em seu processo editorial. Sua publicação, em meio virtual, é gerenciada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas OJS – Open Journal System. Contribuições originais são submetidas online, pelo endereço http://periodicos.unb.br/index.php/paranoa

Todos os artigos aprovados pelo editorees são submetidos à avaliação cega  por dois pareceristas (Double Blind Peer Review).

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Paranoá aceita apenas artigos submetidos pelo sistema OJS, não sendo aceitos artigos submetidos por email. Artigos que não cumpram as normas da revista serão imediatamente rejeitados. Todos os artigos que forem aprovados na 1ª e 2ª etapas de avaliação (ver próximo item) são submetidos à avaliação cega por  dois avaliadores - Double Blind Peer Review, sendo os avaliadores especialistas no tema do artigo. Serão publicados os trabalhos inéditos que na avaliação do Conselho Técnico-Científico contribuam, direta e indiretamente, para a reflexão e o debate na área de arquitetura e urbanismo, conforme as seguintes etapas de avaliação:

1ª etapa - Avaliação pelo editor

Os manuscritos submetidos à publicação serão avaliados segundo as normas adotadas pela revista Paranoá, considerando a relevância do tema da pesquisa, o escopo da revista, a estrutura do artigo, a metodologia, a qualidade da escrita e a pertinência das referências utilizadas. Os manuscritos que não atenderem a esses critérios serão indicados para nova submissão revisada ou imediatamente rejeitados.

2ª etapa - avaliação de plágio

O manuscrito será submetido à detecção de plágio com a ajuda de um software específico.

3ª etapa - Avaliação duplo-cega por pares

Dois especialistas na temática da pesquisa serão escolhidos pelo editor associado para avaliar o manuscrito. O prazo para avaliação e resposta ao editor é de 30 dias. Caso os pareceristas indicados não cumpram o prazo, haverá uma negociação quanto à extensão do prazo ou indicação de novo parecerista.

Serão avaliados os seguintes aspectos do manuscrito:

  • a estrutura e a qualidade da redação;
  • a originalidade e a relevância do conteúdo;
  • a clareza do recorte da pesquisa e seus objetivos;
  • a pertinência da metodologia em relação aos objetivos;
  • a atualidade, pertinência e abrangência das referências;
  • a qualidade da fundamentação teórica e do desenvolvimento do manuscrito;
  • a consistência dos resultados e a qualidade da discussão;
  • a qualidade e pertinência das figuras, tabelas e gráficos.

Para obter maiores detalhes sobre os parâmetros avaliativos, conheça o formulário de avaliação aqui.

Após a avaliação pelos pares, os editores associados tomarão conhecimento dos pareceres e recomendarão as seguintes opções: a) aceitar para publicação; b) aceitar para publicação com correções obrigatórias; c) submeter novamente para avaliação; d) submeter para outra revista; e) rejeitar para publicação.

Poderão ser realizadas quantas rodadas de avaliação os editores julgarem necessárias.

4ª etapa - Revisão, tradução e editoração

Após aceite final do artigo, os editores poderão exigir uma revisão técnica de português, a ser realizada por revisores indicados ou aprovados pela revista. O custo da revisão será de responsabilidade dos autores.

A Revista Paranoá incentiva os autores de artigos aceitos para publicação a realizar a tradução dos mesmos para o inglês para ampliar o alcance dos trabalhos, facilitando a internacionalização das pesquisas. No entanto, o custo da tradução será de responsabilidade dos autores. Reforçamos que a tradução é discricionária, mas altamente recomendada.

Todos os autores de artigos aprovados para publicação deverão assinar a Declaração de autoria.

Os artigos aprovados são publicados em até 1 ano, no máximo, considerando a data de submissão.

A taxa de rejeição dos artigos na 1ª etapa foi de 57% em 2021.

A taxa de rejeição a partir da 3ª etapa foi de 30% em 2021.

Formulário de avaliação

Para obter maiores detalhes sobre os parâmetros avaliativos, conheça o formulário de avaliação aqui.

Normas editoriais

A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a avaliação por pares.

As pesquisas que envolverem seres humanos devem apresentar parecer aprovado por Comitê de Ética da instituição de origem (incluir como documento na submissão).

Todos os documentos devem ser enviados pelo site da revista. Não serão aceitas submissões por email.

 

Normas de formatação

  1. Os artigos devem seguir o template da revista.
  2. Os artigos científicos, artigos acadêmicos e traduções devem ter no máximo 50.000 caracteres com espaços (incluindo título, resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas);
  3. As resenhas devem ter no máximo 20.000 caracteres com espaços (incluindo referências bibliográficas);
  4. Não há limite de caracteres para as entrevistas;
  5. Os/As autores(as) devem preencher e enviar a folha de identificação de autores;
  6. Os arquivos devem ser enviados em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  7. O título e os subtítulos devem ser numerados e ordenados da seguinte maneira:

Título do artigo [Helvetica-Bold 16]

Title of the article [Helvetica-Bold 14 Itálico]

Titulo del articulo [Helvetica-Bold 14 Itálico]

  1. Subtítulo 1 [Helvetica-Bold 12]

1.1. Substítulo 2 [Helvetica-Bold 11]

1.1.1. Subtítulo 3 [Helvetica-Bold 11]

 

  1. Tabelas, Figuras e Quadros

Tabelas, figuras e quadros devem ser centralizados, e sua largura restrita às margens do texto (3 cm à esquerda e 1,8 cm à  direita). Não há restrições relativas à  altura das tabelas, figuras e quadros, porém, recomendamos limitar suas dimensões dentro de uma única página. Os títulos das tabelas, figuras e quadros devem informar de forma clara e direta a natureza das informações apresentadas.

As tabelas, figuras e quadros devem ter sua numeração em algarismo arábico, de maneira sequencial, inscritos na parte superior, à esquerda da página, precedida da palavra ‘Tabela:’, ‘Figura:’ ou ‘Quadro:’ em negrito. Dados primários, fotos ou ilustrações de autoria própria não necessitam de referência. Porém, dados secundários, fotos ou ilustrações publicadas anteriormente, que não foram coletados em prol da pesquisa em questão, precisam ser referenciadas, incluindo sua fonte imediatamente abaixo da Tabela, Figura ou Quadro em formato Autor-Data, precedida da palavra ‘Fonte:’

Figuras podem ser compostas por imagens, fotos, ilustrações e gráficos. Figuras coloridas são bem-vindas. Com o intuito de preservar sua qualidade, gráficos devem ser gerados no próprio arquivo, evitando sua inserção em formato de imagem. Recomenda-se que os elementos textuais dos gráficos gerados sejam formatados para fonte Arial, 8pt, conforme exemplo apresentado na Figura 1. Quadros são compostos por figuras associadas a elementos textuais e/ou numéricos (Quadro 1).

2. Equações

Para inserção de equações, recomenda-se o uso de uma tabela com duas colunas, sem bordas, para posicionar a equação alinhada à esquerda, utilizando a ferramenta Inserir / Equação, e sua numeração alinhado a direita.

3. Agradecimentos

Agradecimentos para agências de fomento à pesquisa, instituições que não a do(s) autor(es) e eventuais colaboradores poderão ser mencionados no final do artigo, antes das referências.

4. Referências

A apresentação das Referências Bibliográficas é obrigatória, devendo-se seguir a formatação exemplificada abaixo para a sua organização, seguindo-se a Norma Brasileira NBR 6023. Citações no texto e referências bibliográficas devem aparecer no texto utilizando o sistema autor-data. 

 

Envio da submissão

1. Somente serão aceitos artigos submetidos pelo site da Revista Paranoá

2. A submissão é composta por dois (2) arquivos obrigatórios: 1) o artigo e 2) a folha de identificação de autores.

Para iniciar o processo de submissão, faça seu cadastro no sistema ou acesse caso já seja cadastrado.

São quatro (4) Passos para a submissão:

  1. Iniciar submissão
  • Idioma: escolha o idioma;
  • Seção: escolha uma seção;
  • Requisitos para envio de manuscrito: leia e marque todas as condições de publicação da Revista Paranoá.
  • Comentários para o editor: opcional;
  • Declarações de Direito Autoral: leia e concorde com os termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Paranoá.
  1. Transferência do manuscrito e folha de identificação de autores

Nesta etapa, você irá transferir dois (2) arquivos:

1) o arquivo do manuscrito e;

2) a folha de identificação de autores, conforme modelo.

Primeiro, carregue o arquivo da submissão (texto do artigo):

  • Carregar arquivo da submissão: "componente do artigo"  texto do artigo   “Enviar arquivo”.
  • Atenção: o artigo não pode conter quaisquer informações dos/as autores/as, inclusive nas Referências Bibliográficas. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Segundo, carregue a folha de identificação de autores preenchida.

  • Carregar arquivo da submissão: "componente do artigo" 'folha de identificação de autores’  “Enviar arquivo”.
  1. Dados da submissão
  • Título do trabalho em português; Title (em inglês); Título (em espanhol);
  • Resumo do trabalho em português; abstract (em inglês); resumen (em espanhol);
  • Lista de Coautores: insira os dados do/as autores/as, como nome, e-mail, instituição e biografia. - É OBRIGATÓRIA a inclusão de TODOS os/as autores(as) do trabalho no sistema, na ordem de autoria.
  • Idiomas: identificar idioma principal do artigo; palavras-chave/ key-words (inglês)/ palabras clave (espanhol) - 3 a 5 palavras selecionadas a partir do Vocabulário controlado da USP (http://vocabusp.sibi.usp.br/Vocab/Sibix652.dll/Assuntos) ;
  • Indexação: insira informações sobre campo de conhecimento e idioma.
  • Agências de fomento: informe as entidades financiadoras do trabalho.
  • Referências: insira a lista de referências bibliográficas utilizadas no texto.

  4. Confirmação da submissão

  • Concluir submissão: após concluídos e verificados os passos anteriores, confirme o envio do seu trabalho à  Revista Paranoá. Um e-mail de confirmação será encaminhado em seguida. Acompanhe a situação da submissão, dentro do processo editorial da Revista, acessando o sistema como autor/a.

Os editores se reservam o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas aqui definidas.

 

Edição Temática

A revista Paranoá pode realizar chamadas específicas para Edições Temáticas conforme demanda interna. As edições temáticas seguirão a mesma política editorial das submissões comuns.

Resenhas

A seção Resenhas aceita trabalhos que apresentem e analisem criticamente livros publicados na área de Arquitetura e Urbanismo e afins que tenham sido publicados nos últimos dois (2) anos.  Não serão aceitas resenhas realizadas pelos próprios autores. Resenhas podem ter até 20.000 caracteres com espaços (incluindo referências bibliográficas).

As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial da Revista.

Traduções

Esta seção publica traduções para o português de textos relevantes para os campos da Arquitetura, do Urbanismo e afins. As traduções devem ser realizadas por tradutores competentes e precisam contar com a autorização de publicação dos autores e da editora onde o trabalho foi originalmente publicado. A avaliação será realizada pelo corpo editorial da revista considerando a pertinência do texto, sua relevância acadêmica e científica e a qualidade da tradução.

Entrevistas

Transcrições de entrevistas inéditas com pesquisadoras (es) e pensadoras (es) de relevância para a área de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. A/O entrevistada (o) deverá assinar termo de autorização de publicação a ser disponibilizado pelos editores após a aprovação da publicação da entrevista.

As entrevistas serão avaliadas pela Comissão Editorial da Revista.

Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística

Esta seção aceita artigos ligados ao tema da Reabilitação arquitetônica e urbanística conforme o texto da chamada específica. Todos os artigos serão avaliados segundo as regras gerais da Revista Paranoá.

Água e Mudanças Climáticas

Chamada de trabalhos para a edição especial Água e Mudanças Climáticas. Submissões devem apresentar uma contribuição ao conhecimento científico dentro de uma das seguintes categorias:

  • Tecnologia e inovação
  • Planejamento e gestão
  • Legislação e politica pública
  • Estudo de caso

Paisagens de Poder: Projeto, Arquitetura e Urbanismo em Cidades Capitais

Chamada aberta até 30 de novembro de 2022;

Artigos seguirão as mesmas fases do processo editorial do fluxo contínuo - avaliação duplo-cega;

A chamada está aberta para pesquisadores nacionais e internacionais (estudantes de pós-graduação, bolsistas de pós-doutoramento, pesquisadores e professores);

Manuscritos serão aceitos em português, inglês e espanhol;

Para se inscrever, registre-se na Revista Paranoá e envie o formulário de Identificação do Autor e o manuscrito conforme o modelo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.