Grandes projetos urbanos: a apologia do distante e o receio do perto

Autores

  • Clovis Ultramari Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ana Lucia Ciffoni Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12045

Palavras-chave:

Grandes projetos urbanos, Arquitetura imagética, Gentrificação, Haussmann

Resumo

Discute-se aqui a explicitação de entendimentossobre a implantação de Grandes ProjetosUrbanos (GPUs). Por gerarem impactos ostensivosna malha urbana, por reunirem grandessomas de recursos financeiros e por envolveremdiversos agentes com interesses igualmente diversos,os GPUs são submetidos à constanteanálise social, econômica e política, além do escrutínioprojetual de praxe. O artigo fundamenta-se em estudos dos seus autores sobre diferentesperspectivas assumidas perante os GPUs; aqui,os autores priorizam o entendimento de umaseleção da mídia impressa e contemporânea àsobras de Haussmann, em Paris, da segunda metadedo século XIX. O artigo parte de três pressupostos:(I) a tradicional crítica hoje observadaem relação a essas grandes intervenções urbanasjá era observada em momentos pretéritos,indicando assim um conjunto de característicasque lhes são intrínsecas e polêmicas, ainda queem geografias distintas; (II) o debate sobre GPUsé, por mais das vezes, extremado e não permitenuanças; e (III) na análise do observador distante,a apologia prevalece, talvez sugerida pelasqualidades da monumentalidade; já na análisedaquele que lhe é próximo, persiste a crítica severa.O material utilizado foi uma seleção de artigosdo jornal The New York Times que discutem asobras da chamada modernização de Paris, soba responsabilidade de Haussmann. O debate e aconclusão se fundamentam sobre esse materiale reiteram os pressupostos adotados.

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Biografia do Autor

Clovis Ultramari, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Programa de Pós-graduação em GestãoUrbana / mestrado e doutorado), pesquisador licenciado do Instituto Paranaense de DesenvolvimentoEconômico e Social (IPARDES) e professor colaborador da Universidade Federal do Paraná (Programade Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento / mestrado e doutorado). Tem experiência naárea de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintestemas: cidades aspectos ambientais, metropolitanização, políticas públicas, intervenções urbanase gestão urbana. Projetos atuais de pesquisa: Grandes Projetos Urbanos; Acidentes Naturais em ÁreasUrbanas e a atuação de Agências Internacionais de Apoio; Migração das Ideias no estudo das Cidades.

Ana Lucia Ciffoni, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPR, 1981), especialista em Paisagismo (PUCPR, 1982), especialista em História da Arte (PUCPR, 2008) e mestre em Gestão Urbana (PUCPR, 2012). É Arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) desde 1990. Tem experiência naárea de Planejamento Urbano, com ênfase em Uso do Solo e Patrimônio Cultural.

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Publicado

31-12-2014

Como Citar

Ultramari, C., & Ciffoni, A. L. (2014). Grandes projetos urbanos: a apologia do distante e o receio do perto. Paranoá, 7(13), 37–44. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12045

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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