Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302Palavras-chave:
Edificação escolar, Qualidade ambiental, Abordagem multicritérioResumo
O projeto para o ambiente construído deve em sua essência incorporar cada vez mais os conceitos de sustentabilidade, e com maior propriedade quando se trata da edificação escolar. Inserido nesta ampla problemática, o objeto de estudo do presente artigo é a qualidade ambiental e o desafio de conciliar múltiplos critérios ambientais na concepção do projeto para a edificação escolar, em especial nas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro, sendo enfatizado o conforto ambiental. Compreende-se que na concepção da edificação escolar em questão, ainda que sejam reconhecidas linguagens formais, o que predomina é a referência a modelos arquitetônicos preexistentes, enquanto as relações ambientais - que deveriam representar requisito em qualquer processo criativo - frequentemente são relegadas a um segundo plano. Considerando o quadro preocupante das edificações escolares brasileiras, onde, de uma forma geral, é constatada uma série de problemas relacionados à qualidade ambiental, a cidade do Rio de Janeiro não representa uma exceção. Pelo contrário, os modelos se repetem trazendo consigo problemas não solucionados. Também o presente artigo aborda a utilização de instrumentos de auxílio ao processo projetual dedicados a múltiplos critérios, além de enfatizar a potencialidade de utilização do Método GPAS1, em auxilio à concepção de projeto para a edificação escolar.
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