Caminhos e descaminhos do retorno à escola: o Programa Ação Integrada Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5068

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Histórias de vida, Programa Ação Integrada Adultos

Resumo

O artigo se insere no campo temático da Educação de Jovens e Adultos, seus objetivos são: apresentar as peculiaridades de um programa municipal desenvolvido na cidade de Esteio/RS, o Programa Ação Integrada Adultos; identificar as características da escola e da turma que embasaram a investigação e refletir sobre as histórias de vida e perspectivas dos sujeitos de pesquisa. A metodologia constituiu-se da análise dos documentos referentes ao Programa, observações das práticas pedagógicas e atividades escolares e realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se contribuir para o aprofundamento das discussões sobre diferentes modalidades de EJA refletindo, a partir desse estudo de caso, sobre suas possibilidades, limites e contradições.

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Biografia do Autor

Márcia Regina da Silva, Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Prefeitura Municipal de Esteio - RS

Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. Professora da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Integrante do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania (CNPq).

Isabel Bilhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos/Unisinos. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania e Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq). 

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Silva, M. R. da, & Bilhão, I. (2017). Caminhos e descaminhos do retorno à escola: o Programa Ação Integrada Adultos. Linhas Crí­ticas, 23(50), 151–171. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5068

Edição

Seção

Artigos