“Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral

Autores

  • Carlos Alberto Lopes de Sousa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4010

Palavras-chave:

Habitus professoral, Bourdieu, Paulo Freire, Inédito-viável, Utopia

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Lopes de Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Carlos Alberto Lopes de Sousa é doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor de Sociologia da Educação no Departamento Teoria e Fundamentos da Universidade de Brasília na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como interesse as seguintes temáticas: habitus, diferença e cultura no ensinar e aprender, classes populares e médias e educação a distância, socialização pela internet, ongs e educação.

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Sousa, C. A. L. de. (2012). “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral. Linhas Crí­ticas, 18(37), 551–568. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4010

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

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