Educação online: um caminho para a construção da autonomia?

Autores/as

  • Adriana Rocha Universidade de Brasília - UnB
  • Lúcia Regina Vilarinho Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3487

Palabras clave:

Educação online;, Formação de professores;, Autonomia na aprendizagem;, Visão de alunos e tutores

Resumen

A educação online vem se consolidando como alternativa para o enfrentamento de desafios educacionais da contemporaneidade, entre eles a necessidade de formar cidadãos autônomos, capazes de trabalhar colaborativamente. Mas, pode a autonomia ser desenvolvida e ampliada em um curso na modalidade online? A pesquisa aqui relatada teve por objetivo investigar, segundo a visão de alunos e tutores de um curso online, o processo de construção da autonomia na aprendizagem. Tendo como suporte metodológico o pressuposto de que visões de sujeitos são construções subjetivas e, por isso mesmo, devem ser analisadas em uma perspectiva qualitativa, a coleta de dados foi feita mediante observação de campo (virtual) e aplicação de questionários para alunos e tutores. Os resultados permitiram concluir que a autonomia é um processo que: depende da determinação do sujeito, mas não se concretiza solitariamente; demanda responsabilidade, organização, disciplina, maturidade e compromisso; é favorecido pela mediação pedagógica.

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Biografía del autor/a

Adriana Rocha, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá ”“ RJ (2008). Grupo Arteduca ”“ Instituto de Artes ”“ Universidade de Brasília

Lúcia Regina Vilarinho, Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ”“ RJ

Citas

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Publicado

2009-02-28

Cómo citar

Rocha, A., & Vilarinho, L. R. (2009). Educação online: um caminho para a construção da autonomia?. Linhas Críticas, 14(27), 247–261. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3487

Número

Sección

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