Blog: um novo canal na comunicação aluno-professor
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3345Keywords:
Material didático dinâmico;, Interatividade;, ComunicaçãoAbstract
Este texto busca abordar o uso do Weblog”“ Diário Pessoal Virtual, como material didático dinâmico, no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva do professor/ tutor, considerando o grande avanço tecnológico alcançado pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), nos últimos anos, atrelado à expansão da WEB e à democratização da Internet, como veículo de comunicação de massa. Discute as ações permitidas pelos blogs de construção, armazenamento, compartilhamento e socialização de informações, criando assim novas possibilidades para os educadores que atuam nos cursos presenciais e à distância. Analisa as possibilidades no fornecimento aos alunos de autonomia na construção e publicação de suas idéias, abrindo caminhos para as diversas linguagens emergentes e para a formação de valores como: cooperação e interatividade entre os sujeitos neste processo.
Downloads
References
AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. Blog da Eliã. Disponível em:http://simeiaamorim.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html. Acesso em: 6 out. 2006.
CAMPOS, Fernanda C. A.; SANTORO, Flavia Maria; BORGES, Marcos R. S.; SANTOS,Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola:publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática.São Paulo: Cortez, 2001.
G1 MUNDO. Papa não pede desculpas e mulçumanos mantêm protestos. Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1276590-5602,00.html. Acesso em: 18 set. 2006.
GANHÃO, Sérgio. Um guião sobre blogs. Disponível em: www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog. Acesso em: 1 set. 2004.
GENTILE, Paola. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Nova escola, jun./jul. 2004. Disponível em: http://www.ensino.net/novaescola/173_jun04/html/blog.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogse as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI,Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. p. 110-119.
MARTÃN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación.Revista Nómadas, Bogotá: Fundación Universidad Central, 1996.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marco T.; BAHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologiase mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Professor e meios de comunicação: desafios, estereótipos epesquisas. Revista Comunicação e Educação, São Paulo: USP, v. 4, n. 10, p. 57-68, set./dez. 1997.
PAIANO, Valessa. Blog da Valessa. Disponível em: http://valessa.paiano.zip.net/. Acesso em 06 out. 2006.
PRETI, Oreste (Org.); ALONSO, Kátia Morosov et al. Educação a distância:ressignificando práticas.Brasília: Liber Livro: s/d.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Produção de material didático para EaD. Londrina: Unopar, 2006.Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=37973. Acesso em: 25 set. 2006.
______. Introdução à Avaliação em EaDLondrina: Unopar, 2006. Disponível em:http://www12.unopar.br/unopar/static/mestrado_ead/turma1/aula_gilberto2/Default.htm.Acesso em: 25 set. 2006.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Blog: um novo poder de comunicação. Revista EspaçoAcadêmico, v. 6, n. 63, ago. 2006. Disponível em: www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm/. Acesso em: 26 set. 2006.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na educação:o professor na era digital. São Paulo: Érica, 2002.
VASCONCELLOS, Eliane. Blog da Eliane. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=41920. Acesso em: 6 out. 2006.
Sites
http://www.blogs.com.br/sitesuteis/recursos.php. Acesso em: 25 set. 2006.
www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 3 abr. 2006.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/mt_76586.shtml. Acesso em: 19 set. 2006.
Revista Época, n. 428, 31 jul. 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/. Acesso em: 3abr. 2006.
http://www.espacoacademico.com.br/063/63amsf.htm. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogger.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://weblogger.terra.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://www.blig.com.br. Acesso em: 26 set. 2006.
http://blog.uol.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://vidassecascolbachini.zip.net. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.educacional.com.br/. Acesso em: 25 set. 2006.
http://blogosferamarli.blogspot.com. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.blogblogs.com.br. Acesso em: 25 set. 2006.
http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/set/15/65.htm?RSS. Acesso em: 28 set. 2006
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).