Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático

Autores/as

  • Mary Rangel CNPq

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

Palabras clave:

Livros didáticos;, Critérios de qualidade;, Literatura acadêmica;, Programa

Resumen

Este estudo foi feito no interesse de oferecer aos educadores uma síntese analítica de enfoques  de livros didáticos, conforme se apresentam na literatura acadêmica e nos termos de guias e  catálogos atuais do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2005. Assim, o encaminhamento  do texto iniciou-se por percorrer a literatura, considerando alguns dos estudos críticos  (social, histórica e politicamente situados) sobre os livros didáticos. Seguiu-se a essa revisão  a síntese analítica das publicações do PNLD/2005, procurando-se, principalmente, observar  parâmetros básicos e comuns a diversas áreas de conhecimento. Na consideração final do estudo,  observam-se aspectos comuns da literatura e das publicações do PNLD/2005, ressaltando-se a  importância de que se preserve a autonomia de escolha, de forma coletiva, fundamentada e  consciente, dos professores, de acordo com o projeto político-pedagógico e as circunstância das  escolas.

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Biografía del autor/a

Mary Rangel, CNPq

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1990).  Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense (UFF, 1994). Professora  Titular de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1995).  Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP, 1998).  Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2006-03-31

Cómo citar

Rangel, M. (2006). Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático. Linhas Críticas, 11(21), 187–200. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

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