A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília
  • Daniele Lessa Soares Universidade de Brasília
  • Glaura Borges Morais Gasparino Evangelista Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3098

Palavras-chave:

Portadores de necessidades educativas especiais;, Inclusão;, Integração;, Igualdade de oportunidade;, Formação de cidadãos

Resumo

Apresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.   

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Publicado

31.07.2003

Como Citar

Souza, A. M. de, Soares, D. L., & Evangelista, G. B. M. G. (2003). A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais. Linhas Crí­ticas, 9(16), 105–126. https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3098