Práticas curriculares-avaliativas: Inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795

Palavras-chave:

Avaliação, Currículo, Políticas, Práticas

Resumo

O estudo a que se reporta este artigo analisou os movimentos de influência que atravessam as práticas avaliativas-curriculares de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino fundamental de uma escola da rede de ensino público do agreste pernambucano brasileiro. Os dados revelam que, as políticas nacionais de avaliação, a gestão/coordenação escolar, e as concepções de educação, currículo e avaliação de professores, têm se revelado em movimentos de influência sob a tessitura das práticas e organização curricular, o delineamento de uma avaliação orientada para fins pré-determinados, e a autonomia profissional e cristalização das concepções curriculares e avaliativas dos docentes.

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Biografia do Autor

Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Participante do Grupo de estudo e pesquisa Discursos e Práticas Educacionais. Email: priscilamagalhaesufpe@gmail.com

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora Associada no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Grupo de estudo e pesquisa Discursos e Práticas Educacionais. Email: nina.ataide@gmail.com

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Participante do Grupo de estudo e pesquisa Discursos e Práticas Educacionais. Email: aciolilins.carla@gmail.com

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Magalhães, P. M. V. dos S., Almeida, L. A. A. de, & Lins, C. P. A. (2019). Práticas curriculares-avaliativas: Inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Crí­ticas, 25, e23795. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

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