A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3098Palavras-chave:
Portadores de necessidades educativas especiais;, Inclusão;, Integração;, Igualdade de oportunidade;, Formação de cidadãosResumo
Apresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar à s pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.