Dilemas da educação na contemporaneidade: contribuições da análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4991Palavras-chave:
Educação, Escola, Linguagem, Análise do discursoResumo
Este texto, tratamos de perscrutar o potencial da análise do discurso francesa com relação a problemas sociais contundentes à educação no contexto da contemporaneidade. Para isso, elegemos para a análise o fato ocorrido em uma escola pública da cidade de Realengo - RJ, em 2011, envolvendo o caso de um ex-aluno. Apresentamos como corpus de análise um conjunto de textos do Jornal Folha de São Paulo, publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011. Atentamo-nos para como os discursos do e sobre o ex-aluno e sobre a escola aparecem na mídia, mobilizando imagens sociais e produzindo determinados efeitos de sentidos.
Downloads
Referências
ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.11-21.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença, Martins Fontes, 1974.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.23-37.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Artigos publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MALDIDIER. Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.
MAZIÈRE. Francine. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.59-71.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010a.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010b, p.49-57.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009.
POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, Fernanda.; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos 3. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.