A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717

Palavras-chave:

Cultura escola, Cultura Profissional Docente, Individualismo, Colaboração

Resumo

O presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.

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Biografia do Autor

Paulo Marinho, Universidade do Porto

Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Professor Visitante no Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017~2019). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufa

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Publicado

21.12.2018

Como Citar

Marinho, P., & Freitas, M. (2018). A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores. Linhas Crí­ticas, 24, e19717. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717