Trabalho pedagógico com as narrativas
processos de autoria e relações estéticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18987Palavras-chave:
Escrita, Autoria, Relações estéticasResumo
A aquisição da escrita representa um dos aspectos centrais do trabalho pedagógico com as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Se trata de um processo marcado pela necessidade de se criar estratégias de contato e de interação das crianças com os fenômenos linguísticos em situação de uso. Nesse contexto, as narrativas literárias são muito utilizadas em de sala de aula, prova disso o fato de as professoras1 prepararem o espaçotempo adequado para a exploração das narrativas literárias e orais. Essas narrativas expressam um contexto de uso da linguagem escrita e oral e tornam-se alicerce para os estudos linguísticos, principalmente, para as atividades de leitura e escrita. Porém, uma dimensão importante do trabalho pedagógico com foco na escrita e leitura são os processos de desenvolvimento da autoria e as relações estéticas apreendidas nas narrativas. Este trabalho tem como objetivo discutir os processos de autoria das crianças em relação à escrita e às relações estéticas possíveis de serem estabelecidas a partir do contato com as narrativas. O aporte teórico baseou-se em alguns estudos como os de Vigotski (2006), Vásquez (1982) e Bakhtin (2003). A pesquisa de cunho qualitativo e etnográfico ocorreu em uma escola dos primeiros anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. Percebemos o potencial didático-pedagógico do trabalho com narrativas literárias para além do escopo dos estudos linguísticos, mas como forma de desenvolver uma criança-sujeito leitora/escritora competente, imaginativa e conhecedora das relações estéticas da linguagem.
Downloads
Referências
Bakhtin, Michail (1982). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Bakhtin, Michail (2003). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
Bordini, M. G (1989). Poesia e Consciência Lingüística na Infância. In: Smolka, A.L.B.; Silva, E. T. da; Bordini, M.G. & Zilberman, R. (Orgs) Leitura e desenvolvimento da linguagem (pp. 26-38). São Paulo: Mercado Aberto.
Dobranszky, Enid Abreu (1992). No tear de Palas: imaginação e gênio no séc. XVIII. Campinas: Papirus.
Ferreiro, Emilia (1985). Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez.
Ferreiro, Emília, & Teberosky, Ana (1986). Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
Garcez, Lucília (1998). Luiz Lua. Belo Horizonte: Dimensão.
Garcia-Roza, Luiz Alfredo (1990). Palavra e verdade. Rio de Janeiro: Zahar.
Gelb, Ignace Jay (1962). A study of writing. Chicago: The University of Chicago Press.
Girardello, Gilka Elvira Ponzi (1998). Televisão e imaginação infantil: histórias da Costa da lagoa. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação da Universidade de São Paulo. Recuperado em 04 fevereiro 2018, de http://bdpi.usp.br/single.php?_id=000968337.
González Rey, Fernando Luis (1999). Epistemologia cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC.
Kato, Mary (2002). O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes.
Leal, Telma F., & Morais, Artur (2010). O aprendizado do Sistema de Escrita Alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos compreender. In: Leal, T.F., Albuquerque, E.B.C., & Morais, A.G. (Orgs). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas (pp. 22-38). Belo Horizonte: Autêntica.
Morais, Artur G. (2012). Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos.
Oliveira, Paula Gomes de (2003). Algumas veredas: a produção de textos literários no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de Brasília.
Sirgado, Angel Pino (1993). Produção social da criança e do adolescente marginalizados. Dissertação de Mestrado (Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Recuperado em 03 fevereiro 2018, de http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AC2QHY.
Sirgado, Angel Pino (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, 21(71), 45-78. Recuperado em 03 fevereiro 2018, de http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a03v2171.pdf
Soares, Magda (1998). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.
Vásquez, Adolfo Sánchez (1999). Convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Vigotski, Lev Semenovich (2006). Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática.
Zanella, Andreia Vieira (1997). O ensinar e o aprender a fazer renda de bilro: estudo sobre a apropriação da atividade em uma perspectiva histórico-cultural. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica. Recuperado em 01 fevereiro 2018, de https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/16470
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.