Infâncias plurais e promoção de saúde mental de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47049

Palavras-chave:

Práxis psicossocial, Saúde mental de crianças e adolescentes, Brincar, Lúdico, Pandemia do COVID-19

Resumo

Este artigo de natureza teórico-conceitual visa discutir o tema da promoção de saúde mental de crianças, apresentando a relação desse campo com o brincar e as experiências culturais. A história da saúde mental de crianças e adolescentes também será tópico de discussão neste trabalho, assim como a problematização sobre as concepções de infância que embasam as práticas de cuidado. Propomos a construção de uma práxis que seja pautada em um projeto político e ético no qual as dimensões de diversidade e pluralidade sejam respeitadas; da mesma maneira, que a necessidade do brincar e das experiências culturais para a população infantojuvenil seja reconhecida. Portanto, discutimos a potência do brincar, da arte e da cultura para ser vetor de transformação subjetiva e social.

Biografia do Autor

Luiza de Fátima dos Santos de Alencastro, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2018). Tem experiência na área da saúde mental, das intervenções psicossociais, dos direitos humanos, do gênero e da clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, atende em consultório particular e no Ambulatório Infantil e Adolescente do Anankê. Desenvolve pesquisa em saúde mental, infância, adolescência e intervenções psicossociais.

Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

DOS SANTOS DE ALENCASTRO, Luiza de Fátima; MAGALHÃES LORDELLO BORBA SANTOS, Silvia Renata. Infâncias plurais e promoção de saúde mental de crianças. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 141–166, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47049. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47049. Acesso em: 8 nov. 2024.

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