A prática de se acolher crianças e adolescentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47030

Palavras-chave:

Direito da criança e do adolescente, Acolhimento institucional

Resumo

A Constituição Federal reconhece a família como a base da sociedade, garantindo-lhe especial proteção do Estado e assegura à criança e ao adolescente o direito fundamental à convivência familiar, ainda que em família substituta. Apesar disso o Estatuto da Criança e do Adolescente, muito embora tenha ratificado o direito à convivência familiar, também indicou a possibilidade de aplicação de uma medida de proteção que afasta a criança e o adolescente do convívio com qualquer família, no caso, a medida de acolhimento institucional, ainda que a tenha circunscrito sob o prisma da excepcionalidade e da brevidade. Diante deste paradoxo, é imprescindível conhecer, com profundidade, tal medida, circunscrevendo-a sob o prisma da Doutrina da Proteção Integral.

Biografia do Autor

Mayra Silveira, Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidora do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), lotada no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.

Josiane Rose Petry Veronese, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de pós-doutorado realizado na PUC-RS (2012) e em Direito na UnB (2019-2020). Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito da UFSC. Professora titular da disciplina de Direito da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Coordenadora de curso de graduação. Coordenadora do NEJUSCA/UFSC (Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente) e colider do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, ambos vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq. Integra a RUEF - Rede Universitária de Ensino da Fraternidade. Integra a Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia.

Referências

ARANTES, Esther Maria de Magalhães. Rostos de crianças no Brasil. In: RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Org.). A arte de governar crianças: A história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: MDS, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Orientações técnicas: serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Brasília: MDS, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Assistência Social. Orientações Técnicas para Elaboração do Plano Individual de Atendimento de Crianças e Adolescentes (PIA) em Serviços de Acolhimento. Brasília: MDS, 2018.

FALEIROS, Vicente de Paula. Infância e processo político no Brasil. In: RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Org.). A arte de governar crianças: A história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCÍLIO, Maria Luíza. História social da criança abandonada. São Paulo: HUCITEC, 1998.

MELO, Eduardo Rezende de. “Art. 100”. In: CURY, Munir; VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra (Org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado: Comentários jurídicos e sociais. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Org.). A arte de governar crianças: A história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SEDA, Edson. “Art. 98”. In: CURY, Munir; VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra (Org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado: Comentários jurídicos e sociais. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

SILVA, Enid Rocha Andrade; MELLO, Simone Gueresi; AQUINO, Luseni Maria Cordeiro de. Os abrigos para crianças e adolescentes e a promoção do direito à convivência familiar e comunitária. In: SILVA, Enid Rocha Andrade (Coord.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: IPEA/CONANDA, 2004.

SILVEIRA, Mayra; VERONESE, Josiane Rose Petry. “Art. 19” e “Art. 19-B”. In CURY, Munir; VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra (Org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado: Comentários jurídicos e sociais. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

TAVARES, Patrícia Silveira; As medidas de proteção. In: MACIEL, Kátia Regina Lobo Andrade (Coord.). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

VERCELONE, Paolo. “Art. 3o”. In CURY, Munir; VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra (Org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado: Comentários jurídicos e sociais. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

VERONESE, Josiane Rose Petry (Org.). Direito da criança e do adolescente: novo curso, novos temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Temas de direito da criança e do adolescente. São Paulo: LTr, 1997.

VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra. Estatuto da criança e do adolescente comentado: doutrina e jurisprudência. São Paulo: Conceito, 2011.

VERONESE, Josiane Rose Petry; RODRIGUES, Walkíria Machado. A figura da criança e do adolescente no contexto social: de vítimas a autores de ato infracional. In: VERONESE, Josiane Rose Petry; SOUZA, Marli Palma; MIOTO, Regina Célia Tamaso (Org.). Infância e adolescência, o conflito com a lei: algumas discussões. Fundação Boiteux: Florianópolis, 2001.

VERONESE, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra. Os procedimentos. In VERONESE, Josiane Rose Petry (Org.). Direito da criança e do adolescente: novo curso, novos temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

VIEIRA, Cláudia Maria Carvalho do Amaral; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças encarceradas: a proteção integral da criança na execução penal feminina da pena privativa de liberdade. Rio de janeiro: Lumen Juris, 2015.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

SILVEIRA, Mayra; PETRY VERONESE, Josiane Rose. A prática de se acolher crianças e adolescentes no Brasil. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 317–346, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47030. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47030. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.