O Círculo de Cultura e sua função política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40696

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, Círculo de Cultura, Práxis

Resumo

O presente verbete explora a proposição do Círculo de Cultura na obra de Paulo Freire, defendendo o caráter político que possui enquanto espaço pedagógico de libertação dos oprimidos, através da criação de uma consciência crítica que resulte em uma ação no mundo. Para tanto, são expostos os conceitos fundamentais do Círculo de Cultura na Pedagogia do Oprimido,  e uma exemplificação prática do uso de Círculo de Cultura, para demonstrar como não é possível pensar no Círculo de Cultura, de maneira crítica, sem partir da noção dialética da contradição entre opressores e oprimidos e a possibilidade de sua superação, recusando, portanto, a noção de que o círculo de cultura seja apenas uma ferramenta de aprendizado, o que ignora seus aspectos políticos, éticos e sociais.

Biografia do Autor

Matheus Guarino Santanna Lima de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutorando e mestre (2021) em Sociologia e Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF). Bacharel em Direito (2017) e graduando em Letras Português-Grego (licenciatura) na Universidade Federal Fluminense. Membro e colaborador do Observatório de Políticas Públicas, Direito e Proteção Social da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e do Laboratório de Estudos Clássicos - LEC/UFF. Co-criador e coordenador do Coletivo Direito Popular e do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama, projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense com funcionamento na Faculdade de Direito da UFF.

Bruna Alves Silva

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense. Educadora popular no Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama e no Coletivo Direito Popular

Referências

FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 22. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo: Pedagogia do Oprimido. 68. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

Downloads

Publicado

31.01.2022

Como Citar

GUARINO SANTANNA LIMA DE ALMEIDA, Matheus; SILVA, Bruna Alves. O Círculo de Cultura e sua função política. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 539–550, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40696. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40696. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.