Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem)

Autores/as

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Matos Bezerra de Azevedo Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9026

Palabras clave:

Teoria da Multimodalidade, Leitura, Professores de lingua(gem)

Resumen

Este estudo se propõe a apresentar a Teoria da Multimodalidade (TM) em uma abordagem panorâmica, focalizando-a tanto em sua constituição teórica quanto em seus desdobramentos educacionais. Assim, pretende-se oferecer um apanhado teórico-conceitual capaz de situar o professor de lingua(gem) nos estudos contemporâneos que discutem produção de sentidos em textos multimodais. Para tanto, inicialmente, se discorre sobre os subsídios teóricos que possibilitaram a emergência da TM e se selecionam subcategorias capazes de ilustrar a potencialidade de compreensão de imagens proporcionada pela teoria, a saber: i) na estrutura representacional: participantes representados e interativos; ii) no significado social: contato e distância social e iii) no significado composicional: valor da informação. Ao fim, conclui-se que a TM representa um importante suporte para o professor de lingua(gem) pensar, discutir e ensinar uma atividade eminentemente contemporânea, que deriva sobretudo do advento das tecnologias digitais, a leitura multimodal.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG)

Professora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros

Ana Paula Matos Bezerra de Azevedo, Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Ribeiro, M. C. M. de A., & Azevedo, A. P. M. B. de. (2018). Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9026

Número

Sección

Artigos