Pagan Mysteries in the Renaissance e o desenvolvimento da História da Arte como disciplina acadêmica

Autores

  • Rhuan Fernandes Gomes PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26712

Palavras-chave:

Palavras-chave: Edgar Wind; Aby Warburg; História da Arte; Teoria da Arte; Estética.

Resumo

A partir de uma interpretação de Pagan Mysteries in the Renaissance (1958), obra de Edgar Wind, pretendemos propor uma compreensão de como o processo de institucionalização da História da Arte como disciplina acadêmica moldou os rumos e os métodos das pesquisas realizadas na área ao longo do século XX. Mas, acima de tudo, pretendemos considerar as formas como a escrita de Wind incorpora essa institucionalização Em seguida, voltamos nossa atenção para Theory of Art versus Aesthetics (1925), obra-chave de um jovem Wind, que marca algumas continuidades e rupturas em relação à sua obra mais madura, somente para lermos novamente, com um olhar renovado, o texto publicado no final dos anos cinquenta.

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Gomes, R. F. (2020). Pagan Mysteries in the Renaissance e o desenvolvimento da História da Arte como disciplina acadêmica. História, histórias, 8(15), 116–136. https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26712