O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO E SOCIAL NA OBRA DE VIK MUNIZ:

RELAÇÕES COM A POP ART E O MERCADO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Gustavo Batista Gregio Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Doutorando
  • Sandra de Cássia Araujo Pelegrini Universidade Estadual de Maringá/Docente

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11011

Palavras-chave:

Vik Muniz, História, Arte Engajada, Arte Contemporânea

Resumo

O artigo discute como os preceitos da Arte Contemporânea influenciaram o brasileiro Vik Muniz, pois os signatários dessa forma de expressão artística repensaram os padrões pictóricos e escultóricos tradicionais de representação visual, introduziram novas técnicas e materiais, além de conferir uma dinâmica diferenciada à linguagem e às relações entre artista e público. Tal proposição toma como referência de estudo, especialmente, a série Pictures of Garbage (2007-2009), concebida no aterro sanitário do Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) e retratada no filme documentário Lixo Extraordinário (2010). Por meio dessas obras, Muniz dialoga com questões como a inclusão social e a sustentabilidade, adota diversas linguagens estéticas, além de transformar sujeitos anônimos em personagens de releituras de obras universalmente conhecidas. O artista se projeta no mercado mundial porque, de certa forma, atende as suas demandas, mas rompe com os paradigmas tradicionais de representação estética que, por séculos, predominaram na produção artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Batista Gregio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Doutorando

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (2014) (com financiamento à pesquisa pela Capes). É Membro pesquisador do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC). Pesquisador do Diretório de Pesquisas do CNPq, bem como do Programa Centro de Memória da UEM (PRO-CMU). Docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (HISTÓRIA/PARFOR/UEM) em convênio com MEC/CAPES. Possui experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil República, Governos Militares, História do Cinema, Patrimônio, História das Artes e Cultura.

Sandra de Cássia Araujo Pelegrini, Universidade Estadual de Maringá/Docente

Doutora em História Social, USP (2000);Pós-Doutrora em Patrimônio Cultura, UNICAMP (2007).Coordenadora do Museu Bacia do Paraná (MBP), do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM), do PARFOR-História/UEM e do Programa de Memórias da UEM (PRO-CMU). Docente do Departamento de História e do programa de pós-graduação em História Mestrado e Doutorado. Consultora do Organismo Nacional de Ciencia y Tecnología - Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnología para o Desarollo ? Madrid, España (CYTED), consultora Fapesp e Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

Gregio, G. B., & Pelegrini, S. de C. A. (2018). O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO E SOCIAL NA OBRA DE VIK MUNIZ:: RELAÇÕES COM A POP ART E O MERCADO CONTEMPORÂNEO. História, histórias, 6(11), 124–146. https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11011

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.