A construção do espaço e suas variantes visuais em Desaplanar, de Nick Sousanis

Auteurs-es

  • Giovani Pagliusi Lobato e Moura Universidade Metodista de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v7i14.24011

Mots-clés :

Produção de sentido. Espaço. Temporalidade. Histórias em Quadrinhos. Linguagem

Résumé

O referente artigo se depara com a produção de sentido e as variantes visuais da obra "Desaplanar" de Nick Sousanis. Pretende-se, por meio de reflexão de imagens e da evolução da narrativa, compreender a função composicional do espaço que integra texto e imagem. Para ilustrarmos tal capacidade composicional do espaço, a pesquisa se fundamenta em duas principais aproximações conceituais paradigmáticas. A primeira é o modelo estético de espaço liso e estriado apresentado por Deleuze & Guattari (2012), utilizado para entender os valores e as potencialidades da obra no campo da hibridização e no campo do rizoma. O segundo paradigma é o conceito de linha e superfície de Vilém Flusser (2007, 2008, 2010), utilizado para entender os valores verbais e visuais, formalizando uma adequação do pensamento na leitura de Desaplanar. Dialoga-se também com conceitos de linguagem e temporalidade ao passo que a imagem vai tomando uma posição de significante ou protagonista no avanço da narrativa. Como hipótese, Desaplanar é uma engrenagem que reúne e transcende o suporte físico da arte sequencial e atinge os aspectos da consciência desenvolvendo uma estética do acontecimento em que sua visualidade é mutável de acordo com a gradação ou a inércia de espaço e ritmo. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-06-24

Comment citer

Lobato e Moura, G. P. (2019). A construção do espaço e suas variantes visuais em Desaplanar, de Nick Sousanis. Histoire, Histoires, 7(14), 107–119. https://doi.org/10.26512/hh.v7i14.24011

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.