Rompendo fronteiras e tomando a palavra:

algumas reflexões sobre os quadrinhos femininos japoneses

Autores

  • Valéria Fernandes da Silva Colégio Militar de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10928

Palavras-chave:

História, Shoujo Mangá, Feminismo

Resumo

Quadrinhos são um dos produtos da revolução industrial e da alfabetização em massa do final do século XIX. Publicado em jornais ou revistas, eles chegam às mãos do público mais diversificado. No Japão não foi diferente, mas o mercado de quadrinhos se desenvolveu de forma segmentada por sexo, idade e mesmo temas; os quadrinhos trabalham como tecnologias de gênero, que ajudam a constituir o que é masculino e feminino dentro da sociedade. Em nosso artigo discutimos, utilizando como suporte teórico as reflexões feministas, como as histórias em quadrinhos para meninas, conhecidas como shoujo mangá, se desenvolveram ao longo do século XX e do impacto produzido pela entrada de um número crescente de mulheres no mercado de mangá, permitindo que toda uma demografia de quadrinhos pudesse ser pensada como um produto de mulheres e para mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Fernandes da Silva, Colégio Militar de Brasília

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e mestre em História Social pela mesma universidade (2001), doutora em História pela UNB (2008). Professora do Colégio Militar de Brasília. Experiência na área de História, com ênfase em Estudos de Gênero, trabalhando com os seguintes eixos temáticos: gênero, idade média, igreja, estudos feministas, religiosidade, franciscanismo, história das mulheres, quadrinhos aplicados ao ensino de história e questões de gênero nas HQs.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Silva, V. F. da. (2016). Rompendo fronteiras e tomando a palavra:: algumas reflexões sobre os quadrinhos femininos japoneses. História, histórias, 4(7), 89–108. https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10928

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.