Artesanato de renda irlandesa em Sergipe:

histórias de vida, histórias de ofício

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Estefanni Patricia Santos Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10814

Palavras-chave:

renda, artesanato, economia da cultura, patrimônio imaterial

Resumo

A rendeira integra o imaginário popular brasileiro como artesã de um ofício em finos fios, como guardiã da memória coletiva e de um patrimônio cultural transmitido por gerações. A Renda Irlandesa, considerada um dos produtos artesanais mais requintados de Sergipe, possui destaque em Divina Pastora, mas também é produzida e comercializada em Laranjeiras. Esse artigo tem por objetivo apresentar as histórias de vida e histórias de ofício das rendeiras articulando sua produção cultural com a perpectiva de uma Economia da Cultura que enseje a valorização do patrimônio imaterial local na transmissão do artesanato, mas também o insira nos processos de desenvolvimento das comunidades que sobrevivem dessa tradição. Como método de pesquisa utilizou-se da história oral temática com entrevistas gravadas e filmadas nas comunidades estudadas. Grande parte das artesãs complementa sua renda familiar ou sobrevive da produção artesanal. Assim, o artigo aponta os processos de registro do ofício junto ao Iphan e ao INPI, identificando a necessidade da historicização dos procedimentos de obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Divina Pastora e promoção da solicitação de novas IG’s para as demais localidades produtoras da renda no estado como forma de valorização comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PAAC-UFRJ); Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI-UFS); Doutora em História Social (PPGHIS-UFRJ); Professora Adjunta da Graduação em Museologia (UFS) e dos Mestrados em História (PROHIS-UFS e PPGH-UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq).

Estefanni Patricia Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq).

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

Mello, J. C. de, & Silva, E. P. S. (2015). Artesanato de renda irlandesa em Sergipe:: histórias de vida, histórias de ofício. História, histórias, 2(4), 131–148. https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10814

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.