Mulher, operária:
o labor feminino ocupando o espaço público do trabalho (Belém, 1930-1935)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v5i10.10999Palavras-chave:
Operariado Feminino, Gênero, História das Mulheres, Espaço PúblicoResumo
O presente artigo debruça-se sobre o construto circundante à ocupação feminina do espaço público do trabalho em uma capital da Amazônia na primeira metade do decênio de 1930, para tanto, fundamentamos a análise das fontes (jornais da época e documentação alocada no Arquivo Público do Estado do Pará - APEP) nas premissas de Joana M. Pedro e Margareth Rago, acerca do uso da categoria gênero na historiografia; Pierre Bourdieu, quanto à dominação masculina; Roger Chartier, no que tange à representação social, entre outros. Nossa pesquisa constatou o avanço da mulher na ocupação do espaço público do trabalho, as tensões, solidariedades e desigualdades com o elemento masculino, e entre as próprias mulheres, o apelo moral quanto ao trabalho feminino noturno e os assédios dentro e fora dos ambientes de labuta. Um diálogo fecundo com a atmosfera social própria do contexto político-cultural no qual estavam insertas: aproximação e distanciamento entre operárias e feministas, conquista de direitos, conflitos e mazelas tangenciadoras à condição de mulher, de operária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.