Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje

Auteurs-es

  • Ivania Skura Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).
  • Cristiana Satiê de Oliveira Pátaro Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).
  • Frank Antonio Mezzomo Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD)

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10910

Mots-clés :

Gênero, Mulher, Propaganda

Résumé

Esta investigação tece reflexões questionando estereótipos femininos que evidenciam desvalorizações da mulher na mídia, e busca demonstrar que ferramentas como a propaganda não só permitem difundir discursos sexistas, mas também possibilitam abordar criticamente as relações de gênero. Para ilustrar esta discussão, foram elencados anúncios publicitários com relações intertextuais que apresentam representações de caráter generalizante e outros que combatem visões sexistas, de diferentes temporalidades e contextos. Os anúncios que ilustram o estudo têm a mulher como figura central e apelos que reiteram ou desconstroem desigualdades de gênero, denotando mudanças e permanências nas representações de ontem e de hoje. A partir dos materiais analisados, argumenta-se que os estereótipos presentes nas comunicações têm servido de modelo e parâmetro para dissolver diferentes modelos femininos, e também revelam as marcações de relações entre mulheres e homens, apontando para desafios tais como a problematização das estruturas sociais discriminatórias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivania Skura, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).

Ivania Skura é mestranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campo Mourão - PR. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), Maringá (PR).

Cristiana Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro é docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (Unespar) e bolsista Produtividade pela Fundação Araucária. Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná. Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (Unespar, campus de Campo Mourão). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Campo Mourão (2010-2013).

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD)

Frank Antonio Mezzomo é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar e Coordenador do Programa de Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, Câmpus de Campo Mourão. Líder do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder e Editor da Revista NUPEM. É bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Graduado em Filosofia e especializado em História Social na Historiografia Contemporânea pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestrado e doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Experiência docente na área de História, Antropologia Cultural e Filosofia. Ênfase nas pesquisas: Religião, política e cultura.

Téléchargements

Publié-e

2016-04-11

Comment citer

Skura, I., Pátaro, C. S. de O., & Mezzomo, F. A. (2016). Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje. Histoire, Histoires, 3(6), 79–98. https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10910

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.