“A Decoração não tem sexo, tem personalidade”:

uma discussão sobre representações de gênero no blog Homens da Casa

Autores

  • Lindsay Jemima Cresto UTFPR
  • Marinês Ribeiro dos Santos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10838

Palavras-chave:

Gênero, Representações, Feminilidades, Masculinidades, Decoração, Interiores Domésticos

Resumo

Este artigo discute as representações de gênero na decoração de interiores domésticos, analisando as publicações do blog Homens da Casa, de autoria do publicitário Eduardo Mendes. Trata-se de um blog de decoração voltado para um público masculino, que promove a decoração baseada no conceito do it yourself, com uma abordagem bem-humorada e informal. Seu objetivo é o de promover a decoração rápida e fácil, através de dicas e sugestões no formato passo-a-passo, enfatizando o lado prático e a facilidade de reprodução dos projetos publicados. Mediante a problematização das estratégias discursivas apresentadas no blog, busca-se compreender como as representações de masculinidades e feminilidades promovidas por meio das imagens veiculadas e da linguagem utilizada nesse blog, contribuem para a reprodução de assimetrias de poder e preconceitos de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindsay Jemima Cresto, UTFPR

Lindsay Jemima Cresto possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2001), especialização em Design de Mobiliário pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora nas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) e desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná na área de Tecnologia e Sociedade.

Marinês Ribeiro dos Santos, UTFPR

Marinês Ribeiro dos Santos possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Sua tese de doutoramento, intitulada "O Design Pop no Brasil dos Anos 1970: Domesticidades e relações de gênero na revista Casa e Jardim" foi contemplada com o primeiro lugar no 24º Premio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria destinada aos trabalhos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Cresto, L. J., & Santos, M. R. dos. (2015). “A Decoração não tem sexo, tem personalidade”:: uma discussão sobre representações de gênero no blog Homens da Casa. História, histórias, 3(5), 131–150. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10838