Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)

Auteurs-es

  • Itamar Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10800

Mots-clés :

Livro Didático de História, Avaliação, Critério de qualidade

Résumé

Este artigo explora a ideia de “bom livro didático de história” nos Estados Unidos da América ”“ EUA, mediante o exame dos critérios de avaliação, produzidos por oito instituições, de caráter público e privado, entre os anos 1984 e 2014. Conclui-se que uma verdadeira vulgata foi instituída nos últimos 30 anos em torno de exigências relativas aos saberes teóricos e práticos a ensinar, ao alinhamento aos currículos estaduais, ao emprego do método crítico, difusão dos direitos humanos, e aplicação de design útil. Apesar da vulgata, os especialistas afirmam que os livros de história copiam uns aos outros e estão distantes de alguns consensos produzidos pela historiografia acadêmica.

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Biographie de l'auteur-e

Itamar Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publié-e

2014-10-20

Comment citer

Freitas, I. (2014). Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014). Histoire, Histoires, 2(3), 155. https://doi.org/10.26512/hh.v2i3.10800

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