A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:

ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL

Auteurs-es

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730

Mots-clés :

Formação profissional em História, Licenciatura, Ensino universitário de História

Résumé

Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.

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Biographie de l'auteur-e

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UEPG.

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Publié-e

2014-03-06

Comment citer

Cerri, L. F. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL. Histoire, Histoires, 1(2), 167–186. https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730

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