Graduações em História e indissociabilidade entre ensino e pesquisa:
pautas para debate.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v13i27.54673Palavras-chave:
cursos de graduação em História, ensino de História, pesquisa em HistóriaResumo
Neste ensaio, apresento algumas reflexões sobre como a contextualização dos debates feitos pela comunidade historiadora sobre os objetivos dos cursos de graduação em História no Brasil pode nos auxiliar a reposicionar o debate sobre a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Exponho uma síntese dos objetivos das prescrições nacionais para os cursos de graduação para apontar uma possível indefinição da própria categoria profissional diante do que deve ser a formação em História. Apresento ainda um recorte dos Simpósios Temáticos em Ensino de História nos Simpósios Nacionais de História de 2013 e 2021 para tentar compreender como sua evolução pode apontar os caminhos de renovação temática dentro do nosso campo. Ao longo o texto, compartilho várias questões que proponho serem debatidas coletivamente a fim de encontrarmos caminhos consensuais diante dos desafios apresentados à formação superior em História no Brasil recente.
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