“Coisas de menino e coisas de menina"
Um ensaio sobre gênero e a construção da identidade a partir da Graphic Novel Fun Home
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19230Palabras clave:
Graphic Novel, Identidade, Gênero, Alison Bechdel, AutobiografiaResumen
Fun home é uma autobiografia em formato de graphic novel da quadrinista Alison Bechdel. Trata-se de uma obra na qual a autora discorre acerca do que denomina sua “jornada de autodescobrimento”. Perpassa por episódios que marcaram sua trajetória, em especial o confronto do pai com a sexualidade dele próprio, o empenho da mãe em manter as aparências e a busca da autora, enquanto adolescente lésbica, por sua identidade. Através dessa obra, é possível vislumbrar a assertiva de Stuart Hall de que a identidade é um processo sempre em construção. Fun home nos permite fazer uma digressão sobre questões que tratam de identidade, gênero, sexualidade e normatização dos papéis sociais através do processo de identificação e exclusão realizado por Bechdel, já que, a todo momento, há uma contraposição entre suas ideias e vontades pessoais e livros, personagens e papéis sociais observados em autoras feministas e sobretudo na relação do pai com sua própria sexualidade. Confirma-se, assim, a proposição de Tomaz Silva de que as diferenças estão implícitas em qualquer identificação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada.