Relações de gênero e estereótipos femininos em anúncios de ontem e de hoje
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10910Palavras-chave:
Gênero, Mulher, PropagandaResumo
Esta investigação tece reflexões questionando estereótipos femininos que evidenciam desvalorizações da mulher na mídia, e busca demonstrar que ferramentas como a propaganda não só permitem difundir discursos sexistas, mas também possibilitam abordar criticamente as relações de gênero. Para ilustrar esta discussão, foram elencados anúncios publicitários com relações intertextuais que apresentam representações de caráter generalizante e outros que combatem visões sexistas, de diferentes temporalidades e contextos. Os anúncios que ilustram o estudo têm a mulher como figura central e apelos que reiteram ou desconstroem desigualdades de gênero, denotando mudanças e permanências nas representações de ontem e de hoje. A partir dos materiais analisados, argumenta-se que os estereótipos presentes nas comunicações têm servido de modelo e parâmetro para dissolver diferentes modelos femininos, e também revelam as marcações de relações entre mulheres e homens, apontando para desafios tais como a problematização das estruturas sociais discriminatórias.
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