Historicizando as masculinidades:

considerações e apontamentos à luz de Richard Miskolci e Albuquerque Júnior

Autores

  • Natanael de Freitas Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10826

Palavras-chave:

Masculinidades, Gênero, Experiências, Historiografia

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a necessidade de investigarmos as históricas experiências de masculinidades e de problematizá-las dentro de uma política de gênero. Argumenta-se que as experiências dos sujeitos de gênero não são anteriores ao acontecimento, pelo contrário, as mesmas são produzidas e constituídas na ação com o outro. Sendo assim, primeiramente, apresentam-se algumas considerações em torno do surgimento dos estudos sobre masculinidades; em seguida, expõem-se algumas análises, à luz de Richard Miskolci e Albuquerque Júnior, sobre a articulação de uma histórica concepção de masculinidade na elaboração de projetos de poder engendrados em fins do século XIX e início do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael de Freitas Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Natanael de Freitas Silva é professor, licenciado em História pela UFRRJ. Mestrando e bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na linha de pesquisa Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Silva, N. de F. (2015). Historicizando as masculinidades:: considerações e apontamentos à luz de Richard Miskolci e Albuquerque Júnior. História, histórias, 3(5), 7–22. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10826

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.