Pedagogia da Catástrofe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i3.43009

Palabras clave:

Educação. Empreendedorismo. Seleção. Expectativas.

Resumen

O artigo tem por objetivo colocar em discussão as relações entre trabalho, educação e política, analisando como relações materiais do cotidiano se projetam enquanto formas de viver o tempo presente e as expectativas em relação ao futuro. Partido das “expectativas seletivas”, diante da possibilidade de descarte num mercado de trabalho eliminatório, investiga-se as práticas voltadas para o empreendedorismo e seletividade tanto no âmbito do trabalho quanto no da educação formal e não-formal, salientando os vínculos entre rentabilidade e punição, no cruzamento entre políticas sociais privatizadas e militarização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina de Roig Catini, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Doutora em Estado, Educação e Sociedade pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Citas

ADORNO, T. W. O que significa elaborar o passado. In: Educação e emancipação. Tradução de Wolgang Leo Maar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Tradução de Felipe Catalani. São Paulo: Editora UNESP, 2020.

ARANTES, P. “Zonas de Espera”. In: ARANTES, P. O novo tempo do mundo: e outros ensaios sobre a era de emergência. São Paulo, Boitempo, 2014.

ARANTES, P. E. Depois de junho a paz será total [2014]. Paulo Eduardo Arantes, São Paulo: s.n (original de 2014), 2021a. (Coleção Sentimento da Dialética. Coord. Pedro Fiori Arantes). Disponível em [https://sentimentodadialetica.org/dialetica/catalog/book/93]: acessado em [12/12/2021].

ARANTES, P. E. O mundo como alvo: uma genealogia da militarização contemporânea. Paulo Eduardo Arantes, São Paulo: s.n. (original de 2019), 2021b. (Coleção Sentimento da Dialética. Coord. Pedro Fiori Arantes). Disponível em [https://sentimentodadialetica.org/dialetica/catalog/book/110]: acessado em [12/12/2021].

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BANCO MUNDIAL. O Combate à Pobreza no Brasil: Relatório sobre Pobreza, com ênfase nas políticas voltadas para a Redução da Pobreza, vol. I. Departamento do Brasil – Setor de Redução da Pobreza e Manejo Econômico, Região da América Latina e do Caribe, Washington D.C., 2001.

BATISTA, V. M. “A governamentalização da juventude: policizando o social”. In: Revista Epos, vol. 1, n. 1, Rio de Janeiro, jan. 2010.

BENJAMIN, W., LÖWY, M. (Org., Comp.) O capitalismo como religião. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

BRUNS, B., LUQUE, J. Great Teachers: How to Raise Teacher Quality and Student Learning in Latin America and the Caribbean. Overview booklet. Washington D.C.: Banco Mundial, Licença: Creative Commons Attribution, 2014.

CASEMIRO, P. “Funcionários de rede de franquias tatuam meta de novas lojas no interior de SP”. In: G1 Vale do Paraíba e região, 22/10/2020. Disponível em [https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/10/22/funcionarios-de-rede-de-franquias-tatuam-meta-de-novas-lojas-no-interior-de-sp.ghtml]: acessado [12/12/2021]

CATINI, C. “Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação”. In: Revista USP 127, pp. 53-68, 2020.

CATINI, C. “A educação bancária, ‘com um Itaú de vantagens’”. In: Germinal: Marxismo e educação em debate, 13 (1), pp. 90-118, 2021.

CATINI, C., OLIVEIRA, R. “Depois do Fim”. In: Passa Palavra, 2018. Disponível em [https://passapalavra.info/2018/11/123386/]: acessado em [12/12/2021].

CHAPOUTOT, J. Libres d’obéir Le management, du nazisme à aujourd’hui. Paris: Gallimard, 2020 (NRF Essais).

DARDOT et al. A escolha da guerra civil: uma outra história do neoliberalismo. Tradução de Márcia Pererira Cunha. São Paulo: Elefante, 2021.

DARDOT, P., LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

EHRENBERG, A. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2010 (Coleção Management).

ETCHEGOYEN, S. W., FREITAS, R. F. S. “Infraestrutura e Autoregulação”. In: Folha de S. Paulo, 9/4/2019.

ENGUITA, M. F. A Face Oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução de Thomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FRANCO, M. UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Administração, Niterói, RJ, Universidade Federal Fluminense, 2014. Disponível em [https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2166/1/Marielle%20Franco.pdf]: acessado em [12/12/2021].

FRAGA E. “‘Juventude vive crise voraz com inserção precária no mercado de trabalho’, diz Ricardo Henriques”. In: Folha de S. Paulo, 31/10/2020. Disponível em [https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/10/juventude-vive-crise-voraz-com-insercao-precaria-no-mercado-de-trabalho-diz-ricardo-henriques.shtml]: acessado em [12/12/2021].

HARTOG, F. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021 (Coleção História e Historiografia).

GOUGH I. Capital Global, necessidades básicas e políticas sociais. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 2003.

ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO. Educação profissional e tecnológica emancipatória: juventudes e trabalho. São Paulo: Fundação Itaú para a Educação e Cultura, 2020.

KURZ, R. Não-rentáveis do Mundo, Uni-vos! Tradução de Nikola Grabski, 02/05/2003. Disponível em [http://www.obeco-online.org/rkurz134.htm]: acessado em [12/12/2021].

LASCH, C. O Mínimo Eu: Sobrevivência psíquica em tempos difíceis. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LAVINAS, L. “Trocando poréns com um petista que já me representou”. In: Revista Rosa, S.Paulo, vol. 3, n. 1, 26/2/2021. Disponível em [https://revistarosa.com/3/trocando-porens-com-um-petista-que-ja-me-representou]: acessado em [12/12/2021].

LEVI, p. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de janeiro: Rocco, 1988.

LUXEMBURGO, R. “No Albergue”. In: SCHÜTRUMPF, J. (Org.) Rosa Luxemburg ou o preço da liberdade. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Rosa Luxemburg, 2006.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política, livro 1: o processo de produção do capital, 2ªed. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017.

McNAMARA, R. Discurso ante la Junta de Gobernadores. Washington DC: 25-29 de septiembre, 1972. p. 31.

MOTTA, L. Fazer Estado, produzir ordem: gestão do conflito urbano em projetos sociais para a juventude vulnerável. São Carlos: EdUsfcar, 2021.

OLIVEIRA, A. S. de. “O evangelho marginal dos racionais Mc’s”. In: Sobrevivendo no Inferno: Racionais MC’s, prefácio. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

OLIVEIRA, F. de. “Passagem na neblina”. In: OLIVEIRA, F. de., D., STÉDILE, J. P., GENOINO, J. Classes Sociais em mudança e a luta pelo socialismo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000 (Coleção Socialismo em discussão).

PEREIRA, J. M. M. “Assaltando a pobreza: política e doutrina econômica na história do Banco Mundial (1944-2014)”. In: Revista de história. (São Paulo), n. 174, pp. 235-265, jan.-jun., 2016.

PEREIRA, J. M. M. “O Banco Mundial e a construção político-intelectual do ‘combate à pobreza’”. In: Topoi (Online): Revista de história, vol. 11, pp. 260-282, 2010.

PINHEIRO, M. “Brasil encara a batalha para prosperar no ensino médio”. In: El País. São Paulo, 23/2/2018. Disponível em [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/22/politica/1519256346_754753.html]: acessado em 12/12/2021.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Produtividade PROERD 2018, 2018. Disponível em [http://www4.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/dpcdh/index.php/dados-proerd/]: acessado em [29/07/2021].

SAFATLE, V. “A economia é a continuação da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e neoliberalismo voo economia moral”. In: SAFATLE, V., SILVA JUNIOR, N., DUNKER, C. (Orgs.) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Compromisso todos pela educação: bases éticas, jurídicas, pedagógicas, gerenciais, político-sociais e culturais. São Paulo: Todos Pela Educação, 2006.

WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

WOODCOOK, J. “O panóptico algorítmico da Deliveroo”. In: ANTUNES, R. (Org.) Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020 (Mundo do Trabalho).

VALOR ECONÔMICO. Nós temos é que desconstruir muita coisa, diz Bolsonaro durante jantar, Valor Econômico, 17/03/2019. Disponível em [https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/03/18/nos-temos-e-que-desconstruir-muita-coisa-diz-bolsonaro-durante-jantar.ghtml]: acessado em [12/12/2021].

VIANA, S. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2012.

ZIBECHI, R. Progre-Sismo: la domesticación de los conflictos sociales. Santiago de Chile: Editorial Quimantú, 2010.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

CATINI, Carolina de Roig. Pedagogia da Catástrofe. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 99–128, 2021. DOI: 10.26512/rfmc.v9i3.43009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/43009. Acesso em: 23 nov. 2024.