A Urgência da Filosofia em Cursos Superiores de Tecnologia

Para Além da Pragmática da Eficiência e da Normatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i2.27343

Palavras-chave:

tecnologia, técnica, linguagem, Simondon, especialização

Resumo

A grande especialização alcançada em todas as áreas do conhecimento humano são formas pelas quais as narrativas do mesmo conhecimento se colocam diante de objetos construídos dessa especialização, mas que, ao mesmo tempo, compromete o ideal democrático e integral da universidade. Muito sensível a esses aspectos da contemporaneidade são os cursos tecnológicos e a proposta deste artigo é demonstrar porque a filosofia é fundadora e restauradora de um saber integral e não “tecnicista”. A sua urgência e necessidade nesses cursos é apresentada argumentando através de Simondon (Du mode d’existence des objets techniques) bem como do desenvolvimento da concepção não mediada da tecnologia, mas a tecnologia e suas técnicas como determinado tipo de linguagem. Acredita-se, assim, abrir espaço para o pensamento filosófico e sua constante forma de interrogar escampando de determinadas estreitezas da especialização.

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Biografia do Autor

Marcelo Micke Doti, CEETEPS/Fatec

Professor e pesquisador em regime integral (RJI) do CPS (CEETEPS) do Estado de São Paulo na Faculdade de Tecnologia (Fatec/Campus Mococa) e psicanalista (em formação). Seu campo de atuação intelectual é especialmente nas interfaces entre filosofia da tecnologia, sociedade e formas atuais de sujeição. Isso envolve e faz articular de maneira muito própria a psicanálise e suas potencialidades de intervenção e crítica sociais não sendo apenas, mas também, um campo clínico. Formado em Ciências Econômicas em 1989 (Unesp/FCLAr), mestrado em Filosofia Política (Unicamp/IFCH) entre 1990-1992, mestrado em Sociologia em 1999 (Unesp/FCLAr), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp/FEM) em 2006 e pós-doutorado em Pesquisas Energéticas concluído em 2009 (UFABC/CECS).

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS / Faculdade de Tecnologia, FATEC-Jundiaí

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

MICKE DOTI, Marcelo; FREIRE, Emerson. A Urgência da Filosofia em Cursos Superiores de Tecnologia: Para Além da Pragmática da Eficiência e da Normatividade. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 405–418, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i2.27343. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/27343. Acesso em: 25 abr. 2024.