Uma história esquecida

A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005)

Autores

  • Anderson Oliva

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20063

Palavras-chave:

África Antiga. Ensino da História da África. Livros Didáticos.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo principal analisar a abordagem da história da África Antiga em livros didáticos de história utilizados no ensino brasileiro e português entre 1990 e 2005. Nosso esforço busca sintetizar as reflexões acerca das possíveis conexões existentes entre o estudo da história africana e a desconstrução de estereótipos e simplificações conceituais que circulam sobre a África nos imaginários dessas sociedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Anderson Oliva

Este trabalho recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Referências

DIOP, Cheick Anta. A origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (org.) História Geral da África, vol. II: A África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983, pp. 39-70.

LIMA, Mônica. A África na Sala de Aula. Nossa Historia, ano 1, n° 4, fevereiro de 2004, p. 86.

M’ BOKOLO, Elikia. África Negra História e Civilizações. Até ao Século XVIII. Lisboa: Vulgata, 2003, pp. 208-28.

MARTINS, Manuel Gonçalves. Migrações internacionais e aumento do racismo e da xenofobia na União Européia. In Africana, n° 16, março, 1996, pp. 75-90.

PANTOJA, Selma. A África imaginada e a África real. In PANTOJA, Selma e ROCHA, Maria José (orgs.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004, p. 22;

PIRES, Rui Pena. A Imigração. In BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (org.). História da Expansão Portuguesa: Último Império e Recentramento, vol. 5. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999, pp. 197-211.

WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC; Secad,2005, pp. 134-142; e

Publicado

2011-02-02

Como Citar

OLIVA, Anderson. Uma história esquecida: A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 12, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i12.20063. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20063. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.