Revista Vida Capichaba (1934-1937)
as imagens fotográficas a serviço dos integralistas do estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i15.20006Palavras-chave:
Integralismo. Imagens fotográficas. História Política.Resumo
Objetivo do trabalho é analisar a atuação da Ação Integralista Brasileira (AIB) no estado do Espírito Santo. Esse partido surgiu a partir da unificação de inúmeros movimentos e organizações que se fundiram em 1932 e configurou-se como uma das mais importantes agremiações partidárias, durante a década de 1930. Entre os anos de 1932-1937, os integralistas conseguiram organizar núcleos em quase todas as regiões do país e atrair para suas fileiras milhares de adeptos. Utilizaremos como fonte as imagens fotográficas da revista Vida Capichaba, uma publicação de grande circulação regional que colaborou na divulgação das ações do núcleo capixaba da AIB.
Downloads
Referências
CARDOSO, Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: Os exemplos da Fotografia e do Cinema. In: Cardoso, C.F.; Vainfas, R. (Org). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, p.401-418. 1997.
CALDEIRA, João Ricardo. Integralismo e Política Regional: a Ação Integralista Brasileira no Maranhão (1933-1937). São Paul: Annablume, 1999.
CAPELATO, Maria H. R. Multidões em cena: Propaganda Político no Varguismo e no Peronismo. Campinas: Papirus, 1999.
CHAVES, Niltonci Batista. “A saia verde está na ponta da escada”. As representações discursivas do Diário de Campos a respeito do integralismo em Ponta Grossa. In: Revista de História Regional. Vol. 4 (1): 57 ”“ 80. Ponta Grossa ”“ PR, 1999.
DIETRICH, Ana Maria. Entre Sigmas e Suásticas: nazistas e integralistas no Sul do Brasil. In: SILVA, Giselda Brito (Org.). Estudos do Integralismo no Brasil. Recife: PE. Editora da UFRPE, 2007.
FAGUNDES, Pedro Ernesto. Os Integralistas nas eleições de 1936 no ES. In: XXIII Simpósio Nacional da ANPUH. História: Guerra e Paz. Londrina ”“PR. CDrom, 2005.
GERTZ, René. O Fascismo no sul do Brasil: Germanismo, Nazismo e Fascismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987, pg. 113.
GOLÇALVES, Leandro Pereira. Tradição e Cristianismo: o nascimento do Integralismo em Juiz de Fora. In: SILVA, Giselda Brito (Org.) Estudos do Integralismo no Brasil.. Recife: PE. Editora da UFRPE, 2007.
GOMES, Ângela de Castro. A invenção do Trabalhismo. Rio de Janeiro: Relume Dumaré, 1994.
IRSCHLINGER, Fausto Alencar. Perigo Verde: o Integralismo no norte do Rio Grande do Sul (1932-1938). Passo Fundo: UPF Editora, 2001.
LENHARO, Alcir. A Sacralização da Política. 2 Ed. Campinas: Papirus, 1986
KOSSOY, Borris. Fotografia e História. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
REGIS, João Rameres. “Galinhas-verdes”: Memória e História da Ação Integralista Brasileira.. Limoeiro ”“ Ceará (1934-1937). Dissertação de Mestrado apresentada no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.Fortaleza, CE, 2002.
SILVA, Giselda B. O Integralismo em Pernambuco: uma história entre tantas da Ação Integralista Brasileira. In: SILVA, Giselda Brito (Org.) Estudos do Integralismo no Brasil. Recife: PE. Editora da UFRPE, 2007.
TRINDADE, Hélgio. Integralismo: o fascismo brasileiro da década de 1930. São Paulo: co-edições: UFRGS e Difel, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).