Contra o ‘inimigo interno’ a favor do Governo Militar
Imprensa e Censura em Montes Claros/MG (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i18.19891Palavras-chave:
Censura. Imprensa. Governo Militar.Resumo
Este artigo é parte do resultado final da dissertação de mestrado intitulada: “A censura veste farda: elites conservadoras, policiais militares e o consentimento da imprensa escrita a censura, durante o Governo Militar em Montes Claros de 1964-1985”, cuja defesa realizou-se em janeiro de 2011. A pesquisa esteve vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora/PPGH-UFJF. A discussão, ora apresentada, se concentra, num primeiro momento, na compreensão do perfil da imprensa escrita de Montes Claros, que atuou durante o Governo Militar Brasileiro nos impressos: Diário de Montes Claros e Jornal de Montes Claros. Posteriormente, analisaremos a inserção de censores nas redações dos referidos impressos por parte do 10º Batalhão de Polícia Militar de Montes Claros. Com base na metodologia da História Oral, coletamos entrevistas com vários jornalistas que atuaram nos referidos impressos. Estas foram fontes fundamentais para a realização deste estudo.
Downloads
Referências
A IMPRENSA em Foco. In: Revista Montes Claros em Foco. Ano VXII, nº 36, agosto de 1979.
ABREU, Alzira Alves de. A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Descobrindo o Brasil)
ALVES, Maria Helena Moreira de. Estado e Oposição no Brasil: 1964-1984. São Paulo: Edusc, 2005
ANTUNES, Oswaldo. A tempo: memórias.Montes Claros: O lutador, 2007.
AQUINO, Maria Aparecida. Censura, Imprensa, Estado Autoritário (1968-1978): o exercício do cotidiano da dominação e da resistência: O Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.
KUSHNIR, Beatriz. Cães de Guarda: Jornalistas e censores do AI-5 Ã constituição de 1988. São Paulo: Boi Tempo, 2004.
MARCONI, Paolo. A censura política na Imprensa Brasileira 1968-1978.São Paulo: Global. (Passado & Presente).
MÃDIA Alternativa. Mídia Alternativa Jornal Binômio, o incendiário de Minas faz 50 anos. Disponível em: . Acesso em 11 março 2010.
O HUMANISMO de Jacques Maritain e a educação Odiseo. Disponível em: <http://www.diariocatolico.com.br> . Acesso 10 março 2010.
OLIVEIRA, Evelina Antunes de. Nova cidade, Velha política: poder local e desenvolvimento regional na área mineira do Nordeste. Maceió: Edufal, 2000
PAULA, Hermes Augusto de. Montes Claros: sua história, sua gente e seus costumes. Belo Horizonte: Minas Gráfica Editora Ltda, 1957.
PEREIRA, Laurindo Mékie Pereira. A cidade do favor: Montes Claros em meados do século XX. Montes Claros: UNIMONTES, 2002.
REVISTA Tempo. Montes Claros sesquicentenária. Ano v, julho de 2007
SAID, Bendito de Paula. Entrevista concedida para a pesquisa em 09/09/2009. Atuou no Jornal de Montes Claros.
Senado Federal. Subsecretaria de Informações. Disponível em: <http://www.ListaTextoIntegral.html>. Acesso em 02 jul. 2008
SILVEIRA, Geraldo Tito. Histórico. Disponível em: . Acesso em 05 fev. 2010.
SMITH, Anne-Marie. Um Acordo Forçado: o consentimento da imprensa à censura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
SMITH, Anne-Marie. Um Acordo Forçado: o consentimento da imprensa à censura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
SOUZA, Georgino Jorge de. Reminiscências de um soldado de polícia. Montes Claros: Gráfica Silveira, 1996.
STARLING, Heloísa Maria Murgel. Os senhores das gerais: os novos inconfidentes e o golpe de 1964. Petrópolis: Vozes, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).