Representações do Continente Africano nas Telas do Cinema Hollywoodiano

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34245

Mots-clés :

Representações. Continente Africano. Cinema.

Résumé

Este artigo tem como tema a análise das representações do continente africano no Cinema, através dos filmes Hotel Ruanda (2004) e O último Rei da Escócia (2006). Propõe-se uma análise a partir dos estudos decoloniais de modo a observar os pressupostos em que se ancoram estas representações, enfatizando as suas condições de produção. Trata-se, portanto, de apreender confluências quanto às imagens e lugares atribuídos às populações do continente africano, desvendando conexões históricas e culturais. Por outro lado, busca-se apreender também a variabilidade e as divergências na maneira como o continente é retratado nos filmes em questão, com atenção às ênfases de cada cineasta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, Ana Cristina Araújo. Contos Sobre Ruanda: Uma análise crítica das narrativas sobre o genocídio ruandês de 1994. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais, 2005.

ARMES, Roy. O Cinema Africano: Uma Tentativa de Definição. In. FERREIRA, Carolin Overhoff. África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

______. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.

______. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Jacques Aumont, Michel Marie; tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (orgs), Filmes da África e da diáspora: ovjetos de discursos. Salvador: EDUFBA, 2012.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagem.Bauru: EDUSC, 2004.

______. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FERREIRA, Carolin Overhoff (org). África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

FERRO, Marc. O Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

______. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, Representações da UNESCO no Brasil, 2003.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus Editora, 2012.

KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. In. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África/editado por Joseph Ki-Zerbo, e ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008.

______. História e Cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, RJ. v.5, n.10, p. 237- 250.

LOPES, Edite Nascimento. História, Cinema e Representações: a África a partir de filmes Hollywoodianos. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

NASCIMENTO, Renata Melo Barbosa do. Rio, 40 Graus: Representações das Mulheres Negras no Filme de Nelson Pereira dos Santos (1955). Dissertação (Mestrado) - UnB, História, 2014.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Reflexos da África: ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2010

______. Olhares sobre a África: Abordagens da História Contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros. História Revista, v.14, n.1, p.17-35. 18 nov, 2009.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. disponível em: http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/bitstream/handle/123456789/24110/candau_pedagogia_antirracista_anticolonial_br.pdf?sequence=1&isAllowed=y. acesso em 04/04/2018.

ROSENSTEIN, Johannes. Uma Breve História do Cinema Africano: Relato de Viagem. In: FERREIRA, Carolin Overhoff (org). África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. tradução: Rosaura Eichenberg. 1ª ed.. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SENGER, Guilherme Felkl. História da África Comtemporânea e Cinema: estudo das representações dos filmes "O Último Rei da Escócia", "Diamante de Sangue" e "O Jardineiro Fiel". disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30849. acesso em 25/03/2018.

SHOHAT, Ella; Stam, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. Introdução à teoria do Cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003.

TELES, Ângela Aparecida. O Cinema Africano de Osmane Sembène e Djibril Diop Mambéty. disponível em: http://encontro2016.mg.anpuh.org/resources/anais/44/1469241731_ARQUIVO_O Cinema Africano de Ousmane Sembene e Dijibril Diop Mambety.pdf. acesso em 19/02/2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-03

Comment citer

NASCIMENTO, Renata Barbosa Melo do. Representações do Continente Africano nas Telas do Cinema Hollywoodiano. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34245. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34245. Acesso em: 23 juill. 2024.

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.