O que pode o cinema?
História e política em Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34158Mots-clés :
Eduardo Coutinho. Cabra marcado para morrer. História. Política.Résumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar o documentário Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho a fim de convocar um pensamento em torno da potência do cinema e sua relação com a história e a política. Para tanto, o texto se divide em três momentos. Na primeira seção, é feita uma contextualização do projeto estético e político das primeiras filmagens, da narrativa, que aconteceram entre 1962 e 1964 e foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Em seguida, é delineada a retomada das filmagens entre 1981 e 1984. E por fim, discute-se sobre a potência histórico-política de Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho.
Téléchargements
Références
AB'SÁBER, Tales. Cabra marcado para morrer, cinema e democracia. In: OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: CosacNaify, 2013, p. 505-522.
BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura/Norval Baitello Junior. ”” São Paulo: Paulus, 2014.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
_____. Obras Escolhidas I Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
BERNARDET, Jean Claude. Vitórias sobre a lata de lixo da história. In:_____.Cineastas e Imagens do povo. São Paulo: Companhia das letras, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FURTADO, Beatriz. A imagem-intensidade no cinema de Sokurov. In: PARENTE, André. Cinema/Deleuze. São Paulo: Papirus, 2013. p. 1-12.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem ”“ CPC, vanguarda e desbunde: 1960/1970. São Paulo: Brasiliense, 1981.
KEHL, Maria Rita. Muito além do espetáculo. In: ADAUTO, Novaes. Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC editora, 2004.
LOWY, Michael. Walter Benjamin aviso de incêndio: uma leitura das teses Sobre o conceito de história. São Paulo: Boitempo, 2005.
MESQUITA, Cláudia. Cardoso. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 54-65, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016124255.
NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC editora, 2004.
PARANAGUÁ, Paulo. Cabra marcado para morrer. In: Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
RAMOS, Alcides Freire. A historicidade de Cabra marcado para Morrer (1964-84, Eduardo Coutinho). Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 28 jan. 2006. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/nuevomundo.1520. Disponível em: <https://journals.openedition.org/nuevomundo/1520#ftn18>. 03.Dez.2019.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M.. Dicionário de Teoria Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
SACRAMENTO, Igor. Cineastas brasileiros, da revolução à televisão. In: Depois da revolução, a televisão: cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1970. São Carlos Pedro & João Editores, 2011.
SAIMAN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e o Possível (sobre o involuntarismo na política). In: ALLIEZ, Éric (org.). Deleuze uma vida filosófica. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 333-356.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Em Tempo de Histórias 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).