Disciplina e ordem nas telas do Cine Jornal Brasileiro
os “sócios” do poder no Estado Novo
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33231Mots-clés :
Cine Jornal Brasileiro. Estado Novo Brasileiro. Propaganda políticaRésumé
Durante o período do Estado Novo no Brasil (1937-1945), os militares foram uma importante força de sustentação do presidente Getúlio Vargas. Neste artigo, investigamos como essa parceria no exercício do poder foi apresentada nas edições do Cine Jornal Brasileiro (1938-1946), um componente na estratégia de propaganda política do regime. As Forças Armadas foram tema e assunto recorrentes do CJB como parte da aposta do governo para convencer a sociedade a aceitar os moldes ideológicos do estado autoritário instaurado no país.
Téléchargements
Références
AMERICANO, Alvaro. Cinema, Propaganda e Poder: O Cine Jornal Brasileiro na Era Vargas. Tese de doutorado. Faro: Universidade do Algarve, 2019.
CINE JORNAL BRASILEIRO. Brasil. Departamento de Imprensa e Propaganda. Edições de 1938 a 1945.
DELGADO, Lucília e SCHUFFNER, Luciana. Esporte, Trabalho e Juventude no Estado Novo: O Caso do Minas Tênis Clube. In: Locus: revista de história, v. 13, n. 2, p. 215-226. Juiz de Fora. Editora UFJF, 2007.
GOMES, Ângela. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In PANDOLFI, D. Org. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999
GRUNENNVALDT, José Tarcísio. Escola Nacional de Educação Física e Desportos ”“ o projeto de uma época. Florianópolis. Motrivivência. UFSC, 1997.
KRAKAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler. Una historia psicológica del cine alemán. Barcelona. Ediciones Nueva Visíon, 1961.
MELLO, Diego e SILVA, Marcelo. A capoeira no contexto do Estado Novo: civilização ou barbárie? In: Movimento e Percepção. Espírito Santo do Pinhal. V.9, n.13, jul/dez. UNIPINHAL, 2008.
MELO, Victor Andrade. A Educação Física e o Estado Novo (1937-1945): A Escola Nacional de Educação Física e Desporto. Buenos Aires. Educación Física y Deportes. Revista Digital, nº 115, 2007. Consultado em junho de 2018. http://www.efdeportes.com/efd115/a-educacao-fisica-e-o-estado-novo.htm
MELO, Victor Andrade de. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma possível história. Campinas: UNICAMP, Dissertação (Mestrado em Educação Física), 1996.
REVISTA MINAS TÊNIS CLUBE. Belo Horizonte, jul, 1941.
SCHUFFNER, Luciana Silva. O Minas Tênis Clube e o Estado Novo: moldando o corpo e mente da juventude de Belo Horizonte (1935-1945). Dissertação de Mestrado. PUC Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.
SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes europeias e o Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2001.
TEIXEIRA, Clara Alves. A documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl. Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
VARGAS, Getúlio. 1883-1954, atuação parlamentar. Organização Maria Celina D’Araújo. Brasília. Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. (Série Perfis Parlamentares, nº 62).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Em Tempo de Histórias 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).