A relação Cinema-História

fundamentos teóricos e metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.31465

Palavras-chave:

Cinema e História. Fontes audiovisuais. Narrativas.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar possibilidades teóricas quanto à adoção de fontes cinematográficas para a pesquisa histórica, bem como procedimentos metodológicos indispensáveis a esse tipo de abordagem. Além disso, pretende-se elucidar a possível relação entre narrativa histórica e narrativa cinematográfica, compreendendo que ambas são capazes de organizar o conhecimento e a consciência histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDALA JUNIOR, R . Cinema: outra forma de 'ver' a história. In: Revista Iberoamericana de Educación (Online), Madri, v. 1, 2006. p. 1-11.

BARROS, José D’Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: Nóvoa, Jorge;______ (Orgs.). Cinema-História: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. p. 55-106.

BERNADET, Jean Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 20.

CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados ”“ escritos de história e política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

DOSSE, François. A História. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos impérios. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

INGLIS, Ruth. O papel social do cinema. In: STEINBERG, Charles (Org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1970. p. 257-259.

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LAGNY, Michèle. O cinema como fonte da História. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni B.; FEIGELSON, Kristian (Orgs.). Cinematógrafo: um olhar sobre a História. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. p. 99-132.

NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p. 235-290.

NAVARRETE, Eduardo. O cinema como fonte histórica: diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Revista Urutágua. DCS/UEM. Nº 16 ago./set./out./nov. 2008. p.20-26.

NOVA, Cristiane. Narrativas históricas e cinematográficas. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni B.; FEIGELSON, Kristian (Orgs.). Cinematógrafo: um olhar sobre a História. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. p. 133-145.

NÓVOA, Jorge. Apologia da relação cinema-história. In: ______; BARROS, José D’Assunção (Orgs.). Cinema-História: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. p.19-54.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

YASHINISHI, Bruno José. A relação Cinema-História: fundamentos teóricos e metodológicos. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.31465. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.