Na fronteira da família
entre a lei e a moral
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i17.19903Mots-clés :
Juízo dos Órfãos. Tutela. Menor.Résumé
O Juizado de Órfãos foi uma importante instituição que zelou pelos direitos e deveres para com os menores que, por causa da desestruturação familiar, necessitavam de um adulto legalmente constituído para ser seu responsável, contribuindo, assim, para a formulação de novos arranjos familiares. Esse texto, Ã luz da História Social, analisa a prática utilizada pelos juízes de órfãos de Porto Alegre, quando havia a necessidade de se tutelar um menor.
Téléchargements
Références
AXT, Günter. Gênese do estado burocrático-burguês no Rio Grande do Sul (1889-1929). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001. (Tese de Doutorado em História).
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz (português de Portugal). 12ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. 322p.
_________, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. 98p.
_________, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. 208p.
D’INCAO, Maria Ângela (Org.). Amor e família no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1989. 160p.
FORTES, Amyr Borges. História Administrativa, Judiciária e Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1963. 497p.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais, Supervisão final do texto Léa Porto de Abreu Morais et.al. 3ª edição. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002. 160p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhe. 34ª Edição. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007. 288p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Os pobres da cidade: vida e trabalho: 1880-1920. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1994. 149p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Os sete pecados da capital. São Paulo: Editora Hucitec, 2008. 455p.
ZANELLA, Ana Paula. O papel do Estado frente à “delinqüência” de menores em Porto Alegre (1927-1933). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. (Dissertação de Mestrado em História).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).