Na fronteira da família
entre a lei e a moral
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i17.19903Palabras clave:
Juízo dos Órfãos. Tutela. Menor.Resumen
O Juizado de Órfãos foi uma importante instituição que zelou pelos direitos e deveres para com os menores que, por causa da desestruturação familiar, necessitavam de um adulto legalmente constituído para ser seu responsável, contribuindo, assim, para a formulação de novos arranjos familiares. Esse texto, Ã luz da História Social, analisa a prática utilizada pelos juízes de órfãos de Porto Alegre, quando havia a necessidade de se tutelar um menor.
Descargas
Citas
AXT, Günter. Gênese do estado burocrático-burguês no Rio Grande do Sul (1889-1929). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001. (Tese de Doutorado em História).
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz (português de Portugal). 12ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. 322p.
_________, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. 98p.
_________, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. 208p.
D’INCAO, Maria Ângela (Org.). Amor e família no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1989. 160p.
FORTES, Amyr Borges. História Administrativa, Judiciária e Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1963. 497p.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais, Supervisão final do texto Léa Porto de Abreu Morais et.al. 3ª edição. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002. 160p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhe. 34ª Edição. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007. 288p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Os pobres da cidade: vida e trabalho: 1880-1920. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1994. 149p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Os sete pecados da capital. São Paulo: Editora Hucitec, 2008. 455p.
ZANELLA, Ana Paula. O papel do Estado frente à “delinqüência” de menores em Porto Alegre (1927-1933). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. (Dissertação de Mestrado em História).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).