A identidade do “Outro” colonizado à luz das reflexões dos estudos Pós-Coloniais
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i20.19862Mots-clés :
Identidade. Mímica. Colonização.Résumé
O presente artigo contempla a construção e desconstrução da identidade do “Outro” colonizado vislumbrada por intelectuais como Homí.K.Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi, V.S Naipaul, Spivak, Edward Said, dentre outros, através da ótica dos estudos Pós-coloniais. Para Bhabha, a representação da diferença não deve ser vista como reflexos de traços culturais ou éticos inscritos por meio de discursos e estratégias que tentam fixar por meio de binarismos excludentes a identidade do Outro. A mímica constituiu-se em uma estratégia ambivalente apropriada pelo colonialismo com o intuito de legitimar o discurso de superioridade do colonizador sobre o colonizado.
Téléchargements
Références
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões Sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 2005.
BHABHA, Homí.K. O local da cultura. Trad: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BONNICI, Thomas. O Pós-Colonialismo e a Literatura. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2000.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad: Adriano Caldas. Rio de Janeiro, Ed: Sindicato nacional dos Editores e Livros, 1983.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad: Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro, Ed: DP&A, 2005.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador. Trad: Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Editora: Civilização Brasileira, 2007.
NAIPAUL, V.S. Os mímicos. Trad: Paulo Henriques Britto. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003.
SAID, Edward W. Orientalismo: “o Oriente como invenção do Ocidente”. Trad: Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Trad: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SPIVAK, Chakravorty. Gayatri. Pode o subalterno falar?.Trad: Sandra Regina Goulart Almeida,Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora: UFMG, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).