A identidade do “Outro” colonizado à luz das reflexões dos estudos Pós-Coloniais

Autores

  • Cleiton Ricardo das Neves PUC-GO
  • Amélia Cardoso de Almeida PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i20.19862

Palavras-chave:

Identidade. Mímica. Colonização.

Resumo

O presente artigo contempla a construção e desconstrução da identidade do “Outro” colonizado vislumbrada por intelectuais como Homí.K.Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi, V.S Naipaul, Spivak, Edward Said, dentre outros, através da ótica dos estudos Pós-coloniais. Para Bhabha, a representação da diferença não deve ser vista como reflexos de traços culturais ou éticos inscritos por meio de discursos e estratégias que tentam fixar por meio de binarismos excludentes a identidade do Outro. A mímica constituiu-se em uma estratégia ambivalente apropriada pelo colonialismo com o intuito de legitimar o discurso de superioridade do colonizador sobre o colonizado.

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Biografia do Autor

Cleiton Ricardo das Neves, PUC-GO

Mestre em História pela UFG e coordenador do Grupo de Estudos em Teorias do Pós-Colonialismo da PUC-GO.

Amélia Cardoso de Almeida, PUC-GO

Graduanda do sétimo período em História da PUC-GO e membro do Grupo de Estudos em Teorias do Pós-Colonialismo da PUC-GO.

Referências

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

NEVES, Cleiton Ricardo das; ALMEIDA, Amélia Cardoso de. A identidade do “Outro” colonizado à luz das reflexões dos estudos Pós-Coloniais. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 20, p. 123–135, 2012. DOI: 10.26512/emtempos.v0i20.19862. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19862. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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