Disciplina e ordem nas telas do Cine Jornal Brasileiro
os “sócios” do poder no Estado Novo
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33231Palabras clave:
Cine Jornal Brasileiro. Estado Novo Brasileiro. Propaganda políticaResumen
Durante o período do Estado Novo no Brasil (1937-1945), os militares foram uma importante força de sustentação do presidente Getúlio Vargas. Neste artigo, investigamos como essa parceria no exercício do poder foi apresentada nas edições do Cine Jornal Brasileiro (1938-1946), um componente na estratégia de propaganda política do regime. As Forças Armadas foram tema e assunto recorrentes do CJB como parte da aposta do governo para convencer a sociedade a aceitar os moldes ideológicos do estado autoritário instaurado no país.
Descargas
Citas
AMERICANO, Alvaro. Cinema, Propaganda e Poder: O Cine Jornal Brasileiro na Era Vargas. Tese de doutorado. Faro: Universidade do Algarve, 2019.
CINE JORNAL BRASILEIRO. Brasil. Departamento de Imprensa e Propaganda. Edições de 1938 a 1945.
DELGADO, Lucília e SCHUFFNER, Luciana. Esporte, Trabalho e Juventude no Estado Novo: O Caso do Minas Tênis Clube. In: Locus: revista de história, v. 13, n. 2, p. 215-226. Juiz de Fora. Editora UFJF, 2007.
GOMES, Ângela. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In PANDOLFI, D. Org. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999
GRUNENNVALDT, José Tarcísio. Escola Nacional de Educação Física e Desportos ”“ o projeto de uma época. Florianópolis. Motrivivência. UFSC, 1997.
KRAKAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler. Una historia psicológica del cine alemán. Barcelona. Ediciones Nueva Visíon, 1961.
MELLO, Diego e SILVA, Marcelo. A capoeira no contexto do Estado Novo: civilização ou barbárie? In: Movimento e Percepção. Espírito Santo do Pinhal. V.9, n.13, jul/dez. UNIPINHAL, 2008.
MELO, Victor Andrade. A Educação Física e o Estado Novo (1937-1945): A Escola Nacional de Educação Física e Desporto. Buenos Aires. Educación Física y Deportes. Revista Digital, nº 115, 2007. Consultado em junho de 2018. http://www.efdeportes.com/efd115/a-educacao-fisica-e-o-estado-novo.htm
MELO, Victor Andrade de. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma possível história. Campinas: UNICAMP, Dissertação (Mestrado em Educação Física), 1996.
REVISTA MINAS TÊNIS CLUBE. Belo Horizonte, jul, 1941.
SCHUFFNER, Luciana Silva. O Minas Tênis Clube e o Estado Novo: moldando o corpo e mente da juventude de Belo Horizonte (1935-1945). Dissertação de Mestrado. PUC Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.
SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes europeias e o Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2001.
TEIXEIRA, Clara Alves. A documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl. Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
VARGAS, Getúlio. 1883-1954, atuação parlamentar. Organização Maria Celina D’Araújo. Brasília. Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. (Série Perfis Parlamentares, nº 62).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Em Tempo de Histórias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).