Uma discussão sobre a natureza de Deus na tradição judaico-cristã Ã luz do neo-empirismo filosófico
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i19.19878Palavras-chave:
Tradição judaico-cristã. Neo-empirismo. Fontes do Antigo e Novo TestamentoResumo
O interesse da filosofia da religião neo-empirista, em especial na figura de Crombie, em discutir se existe ou não um referencial no espaço-tempo que responda, ainda que minimamente, a existência de um ser divino é o cerne da discussão filosófica deste artigo. No entanto, o trabalho também apresenta, com o intuito de se fazer uma ilustração à luz das ideias de Crombie, concepções de Deus e de sua natureza em fontes bíblicas - Antigo e Novo Testamento. O objetivo do artigo é o de analisar a abordagem do tema da existência de Deus nas visões religiosa e filosófica utilizando documentos cristãos.
Downloads
Referências
BENTZEN, Aage. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: ASTE, vol. 2, 1968. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1985.
BLACKSTONE, William T. “The status of God-Talk” In: Journal for the Scientific Studyof Religion. vol. 5, n. 3, 1966. pp.357-365.
CROMBIE, Ian M. “The possibility of theological statements” In: MITCHELL, Basil. The possibility of Religion. Oxford: OUP, 1971. pp.23-52.
FOHRER, Georg. Estruturas teológicas fundamentais do Antigo Testamento. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
KÜMMEL, Werner G. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 1982.
NIELSEN, Kai. “Empiricism, Theoretical constructs and God” In: The Journal of Religion. vol. 54, n. 3, 1974. pp.199-217.
______. “On fixing the reference range of ‘God’” In: Religious Studies, vol. 2, n.1, 1966. pp.13-36.
RICHARDSON, Alan. Introdução à teologia do Novo Testamento. São Paulo: ASTE, 1966.
TILGHMAN, Benjamin R. Introdução à Filosofia da Religião. São Paulo: Loyola, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).