Uma história esquecida

A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005)

Autores/as

  • Anderson Oliva

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20063

Palabras clave:

África Antiga. Ensino da História da África. Livros Didáticos.

Resumen

O presente artigo possui como objetivo principal analisar a abordagem da história da África Antiga em livros didáticos de história utilizados no ensino brasileiro e português entre 1990 e 2005. Nosso esforço busca sintetizar as reflexões acerca das possíveis conexões existentes entre o estudo da história africana e a desconstrução de estereótipos e simplificações conceituais que circulam sobre a África nos imaginários dessas sociedades.

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Biografía del autor/a

Anderson Oliva

Este trabalho recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Citas

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Publicado

2011-02-02

Cómo citar

OLIVA, Anderson. Uma história esquecida: A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 12, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i12.20063. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20063. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

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